MARGS apresenta “Recortes do Acervo – Pintura”

Está em exibição na Pinacoteca e na sala Aldo Locateli, do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, MARGS, a exposição “Recortes do Acervo – Pintura”. Fruto de uma curadoria coletiva da equipe do Museu, amostra cobre um longo período, do fim do século XIX até obras contemporâneas adquiridas na última gestão.

00022_Ado_Malagoli_-_O_gato_preto

Esta exposição poderá ser visitada de terça a domingos das 10h às 19h, até o dia 29 de março e conta com obras de 95 artistas nacionais e estrangeiros, integrantes do acervo do museu. A entrada é Catraca Livre.

Como destaques do evento estão: telas acadêmicas do século XIX, como “A Emigrante”, do italiano Napoleone Grady, “A Dama de Branco”, obra do início do século XX, do brasileiro Arthur Timótheo da Costa, e ainda as 4 obras originais dos artistas denominados “Os Quatro de Bagé” – Danúbio Gonçalves, Carlos Scliar, Glênio Bianchetti e Glauco Rodrigues.

As peças foram encomendadas pela Secretaria de Turismo em 1976, para uma companha publicitária que tinha por finalidade incentivar o turismo no Rio Grande do Sul. Iberê Camargo comparece com obra figurativa da sua fase de formação, os famosos “Carretéis” e ainda obra significativa da década de 70.

0090-ArthurTimotheodaCosta-Adamadebranco

Por fim, as obras contemporâneas recentemente adquiridas aparecem em diálogo, ou embate, conforme a visão do expectador, com muitas das obras canônicas do museu.