Miss Mundo elimina prova de biquíni do concurso após 63 anos

A organização do concurso Miss Mundo decidiu após 63 anos abolir o julgamento das candidatas por meio de desfile de trajes de banho ou moda praia a partir de 2015. A medida tomada pela CEO da ‘Miss World Organisation’, Julia Morley,  também será adotada pelo Miss Mundo Brasil no próximo ano. O Brasil integra um grupo de mais de 100 países licenciados que realizam os concursos nacionais anualmente.

Sancler Frantz, que em 2013 venceu a  prova de traje de banho no Miss Mundo
Sancler Frantz, que em 2013 venceu a prova de
traje de banho no Miss Mundo

Na edição mundial de 2014, realizada em Londres no último dia 14, a vencedora foi a representante da África do Sul, Rolene Strauss. A brasileira Julia Gama, de 21 anos, ficou entre as 10 melhores colocadas no concurso, ao lado das misses Inglaterra, Austrália, Índia, Guiana, Quênia e México. Um ano antes, a gaúcha Sancler Frantz venceu a prova de trajes de banho, a única brasileira a vencer essa disputa na história do concurso.

Henrique Fontes, diretor executivo do Miss Mundo Brasil e do Mister Brasil, afirma que o assunto já vinha sendo estudando há alguns anos. “O Miss Mundo busca uma mulher linda, articulada, talentosa, que possa ser uma embaixadora de projetos sociais. Que diferença faz uma nota alta em um desfile em traje de banho? Concordo que é quase constrangedor julgar uma mulher por dois centímetros a menos ou a mais em qualquer parte do seu corpo nos dias de hoje. Estamos orgulhosos dessa mudança e da nova era que se inicia nos concursos de beleza”, afirmou Fontes em comunicado divulgado pela organização brasileira.

Ainda segundo os organizadores, o concurso no Brasil vai adotar uma nova prova para substituir a competição do traje de banho e deve anunciar, em breve, data e local do Miss Mundo Brasil em 2015.

Rolene Strauss, de 22 anos, venceu a competição de beleza neste ano.
Rolene Strauss, de 22 anos, venceu a competição de beleza neste ano

Concurso internacional

O Miss Mundo foi criado em 1951 como um festival de biquini, em Londres, por Eric Morley, marido da atual responsável pelo concurso Julia Morley, morto em 2000. Até 1975 a vencedora do Miss Mundo era coroada em traje de banho. Em 1976, a jamaicana Cindy Breakspeare foi a primeira Miss Mundo a ser coroada em traje de gala.

Após polêmica decorrente do desfile de maiô no Miss Mundo 1996, na Índia, o concurso deixou de apresentar essa prova no dia da final. Depois de 1997, as candidatas eram pontuadas desfilando de maiô a portas fechadas e somente apareciam em filmagens realizadas em praias e pontos turísticos dos países sedes.Em 2003 foi criada a prova preliminar ‘Beach Beauty’, que dava vaga entre as semifinalistas para a vencedora. Em 2011, a competição passou a apenas valer pontos e dois anos depois, em Bali, passou a se chamar ‘Beach Fashion’, já que as candidatas tiveram que desfilar com ‘sarongues’ pedaços de tecidos tradicionalmente usados em torno da cintura, originários da Indonésia).