Museu de Arte Contemporânea inaugura exposição de novo acervo

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) inaugura no dia 16 de dezembro de 2014, às 20h, a exposição do seu novíssimo acervo, resultado do Prêmio Marcantonio Vilaça para aquisição de obras de 21 artistas contemporâneos brasileiros.

Poa-MACRS-foto-guy-bourdin-divulgação-sortimentos-com

Considerado um museu abandonado em janeiro de 2011, quando iniciou a atual gestão, o MACRS, não só renovou o acervo que lhe deu origem, como resgatou sua credibilidade como instituição pública dedicada à arte contemporânea. Criado pelo decreto nº 34.205 em 04 de março de 1992, é um órgão vinculado à secretaria estadual da cultura e tem por objetivo pesquisar, preservar e divulgar a arte contemporânea regional, nacional e internacional.

O projeto MAC 21 submetido ao Prêmio Marcantonio Vilaça (FUNARTE/MinC, 2010) propunha aquisição de obras de diversos artistas e, no seu texto de apresentação, está explicitado que o critério para a aquisição das obras seria a sua representatividade dentro do contexto histórico de produção dos artistas escolhidos. Se considerarmos que há mais de duas décadas o acervo que deu origem ao museu com cerca de 130 obras, foi pouco acrescido de trabalhos significativos da produção artística contemporânea brasileira, tornava-se fundamental projetar o MAC no séc. XXI entre os museus brasileiros similares, preenchendo lacunas de seu acervo em relação à história da arte recente em nosso país e democratizando o acesso do público à arte contemporânea.