O Mercado de Notícias é lançado em DVD

Está disponível no site da Casa de Cinema de Porto Alegre ( http://casacinepoa.com.br/loja/mdn) o DVD do documentário *O Mercado de Notícias*, com roteiro e direção de Jorge Furtado. A produção estreou nas salas comerciais em agosto desse ano, seguindo dez semanas em cartaz em 13 cidades.

omdndvd1

O filme recebeu o prêmio de Melhor Documentário pelo júri oficial e popular da Mostra Competitiva de longas documentários internacionais do 18º Cine PE, em abril.

O Mercado de Notícias traz depoimentos de 13 importantes jornalistas brasileiros sobre o sentido e a prática da profissão, as mudanças na maneira de consumir notícias e o futuro do jornalismo. O filme reflete casos recentes da política brasileira, onde a cobertura da imprensa teve papel de grande destaque.

O surgimento do jornalismo, no século 17, é apresentado pelo humor da peça *O Mercado de Notícias (The staple of news)*, escrita pelo dramaturgo inglês Ben Jonson, em 1625. A peça de Jonson foi encenada pela primeira vez em 1626, em Londres, e esta é sua primeira tradução para a língua portuguesa, feita pelo diretor Jorge Furtado e pela professora Liziane Kugland. Trechos da comédia foram montados e encenados para a produção do longa, revelando sua espantosa visão crítica, capaz de perceber na imprensa de notícias, recém-nascida, uma invenção de grande poder e grandes riscos.

Bob Fernandes, Cristiana Lôbo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Neto, Janio de Freitas, José Roberto de Toledo, Leandro Fortes, Luis Nassif, Mauricio Dias, Mino Carta, Paulo Moreira Leite, Raimundo Pereira e Renata LoPrete são os jornalistas que dão depoimento no filme *O Mercado de  Notícias*.

Acredito que um documentário, para ser durável – e ele deve ser, mais que uma notícia -, tem que ser útil, no sentido de iluminar um tema, uma atividade, uma época. Deve servir de elemento deflagrador de debates, instigar novas pesquisas, despertar nos espectadores aquilo que o Umberto Eco chama de “espírito de decifração”. *O Mercado de Notícias* debate critérios jornalísticos, e este é o seu sentido e o sentido da peça de Jonson. É também uma defesa da atividade jornalística, do bom jornalismo, sem o qual não há democracia*”, *revela Furtado.

O filme integra a programação da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul, que ocorre nas 25 capitais e no Distrito Federal até o dia 20 de dezembro. A Mostra exibe ao todo 41 filmes, todos com sistema closed caption e sessões de audiodescrição, voltadas para pessoas com deficiência visual. Para saber mais sobre a programação da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul, acesse: http://www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/2014/pt/

O DVD está à venda no site da Casa de Cinema por R$ 35,00.

 

O Mercado de Notícias

Brasil, 2014, 94 min,

Roteiro e Direção: Jorge Furtado

Produção Executiva: Nora Goulart

Montagem: Giba Assis Brasil

Direção de Fotografia: Alex Sernambi / Jacob Solitrenick

Direção de Arte: Fiapo Barth

Figurinos: Rosângela Cortinhas

Distribuição: Espaço Filmes

Por: Bruna Paulin