Orquestra de Câmara da Ulbra executa Magnificat, de **Tomaso Albinoni, pela primeira vez em Porto Alegre

Sob a regência de Tiago Flores, Orquestra da Ulbra será a primeira a executar a rara composição de Albioni no último concerto da temporada 2014. Apresentação com entrada franca será no domingo (7/12), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil.

2013_05_05_Domingo_Classico-248 (1280x853)

Porto Alegre terá uma oportunidade inédita de audição no próximo Domingo Clássico Juvenil. Será a primeira vez que uma orquestra executa a obra *Magnificat*, de *Tomaso Albinoni* (1671-1745) em Porto Alegre. – Nós fizemos um esforço, pois é uma partitura difícil de conseguir e de uma beleza igualmente rara! Vai ser um concerto muito bonito! – entusiasma-se *Tiago Flores, maestro da Orquestra de Câmara da Ulbra.

O espetáculo, que marca o *encerramento da Temporada 2014* da Orquestra, ocorre no *domingo (7/12), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com entrada franca*. Além da composição de Albinoni, haverá a execução de outra versão de *Magnificat*, escrita por *Giovanni Battista Pergolesi* (1710-1736); e dois *Concertos Grossos* (*Op. 3 Nº 4 in F major e Op. 3 Nº 5 in D minor)*, de *Georg Friedrich Händel* (1685-1759). Tudo isso com a participação do *Vocal Takt* e dos solistas *Ana Carolina Sant’ Anna*(contralto), *Caroline Abreu* (soprano), *Daniel Germano* (baixo), *Lucas Alves* (tenor) e *Suelen Scholl Matter* (soprano), além de *Viktoria Tatour* (oboé) e *Eduardo Knob* (cravo).

Magnificat, também conhecida como Canção de Maria ou Canto de Maria, é um cântico entoado ou recitado frequentemente na liturgia dos serviços eclesiásticos cristãos. O texto do cântico vem diretamente do Evangelho segundo Lucas, onde é recitado pela Virgem Maria, na ocasião da visitação de sua prima Isabel. Na narrativa, após Maria saudar Isabel, que está grávida com aquele que será conhecido como João Batista, a criança se mexe dentro do útero de Isabel. Quando esta louva Maria por sua fé, Maria entoa o Magnificat como resposta.

 

Por: Raphaela Donaduce Flores – Dona Flor