9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul chega a Porto Alegre entre os dias 02 a 07 de dezembro

Inspirada nos 50 anos do golpe civil-militar, a *9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul* será realizada de 3 de novembro a 20 de dezembro nas 26 capitais e no Distrito Federal, e em 1.000 pontos culturais fora das capitais urbanas entre janeiro e março de 2015. O evento traz também outros debates acerca dos direitos humanos, com filmes que abordam temas como população LGBT e enfrentamento da homofobia, questões culturais e territoriais da população indígena, direitos da pessoa com deficiência, entre outros. As sessões serão: *“Mostra Competitiva”, “Mostra Memória e Verdade”, “Mostra Homenagem Lúcia Murat” *e* “Sessão Inventar com a Diferença”*.

10624615_736732119716017_6301573825861835977_n

Com entrada franca, a *9ª Mostra* exibe ao todo 41 filmes, todos com sistema *closed caption* e sessões que incluem audiodescrição, voltadas para pessoas com deficiência visual. A realização é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Fundação Euclides da Cunha, além do patrocínio da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A *“Mostra Memória e Verdade*” é uma das exibições voltadas ao golpe de 1964, abordando questões sobre a ditadura e os contornos políticos do período. Os documentários “Setenta” (2013), de Emilia Silveira Brasil, e “Cabra Marcado para Morrer” (1984), de Eduardo Coutinho, estão entre as escolhas da curadoria.

A homenageada da 9ª edição do evento, a cineasta carioca Lúcia Murat, também segue o debate em torno dos anos de chumbo com um pequeno panorama de sua produção cinematográfica incluída na *“Homenagem Lúcia Murat”*. A convidada esteve envolvida com os movimentos políticos de resistência ao golpe, foi presa em 1971, e levou suas experiências para as telas do cinema com o fim da ditadura, após 1985. “O Brasil é uma marca constante na carreira de Lúcia Murat. Visto pela ótica estrangeira, dissecado em sua História remota ou contemporânea, nosso país vem ganhando um retrato complexo, amoroso e doloroso nos filmes de uma cineasta que é mais do que merecedora desta homenagem”, opina Rafael de Luna Freire, coordenador da mostra.

A novidade que o evento traz em 2014 são filmes produzidos não só na América do Sul, como nos outros anos, mas também em países do Hemisfério Sul, como Egito e Jordânia. A *“Mostra Competitiva”* com 24 longas, médias e curtas-metragens, em que as plateias elegem os melhores filmes através de votação popular, é destaque na programação, assim como a *“Sessão Inventar com a Diferença”.* Esta sessão exibe filmes-carta produzidos por alunos de escolas públicas do país que participaram do projeto “Inventar com a Diferença”, que levou cinema e direitos humanos para cerca de 300 escolas no primeiro semestre de 2014. O documentário “Pelas Janelas”, produzido por alunos da UFF a respeito do Inventar, também ganhará primeira projeção pública na sessão.

“Compreendendo que, para avançar na realização progressiva dos Direitos Humanos, é necessário aprofundar o debate. Esperamos que esta mostra contribua para a construção de uma cultura de respeito e valorização das diferenças”, aposta Ideli Salvatti, ministra da SDH/PR.

 

*Serviço:*

*Porto Alegre – RS – 2 a 7 de dezembro*

*Local:* Sala P. F. Gastal – Av. Pres. João Goulart, 551 – Centro (51) 3289

8133/ (51) 3289 8137

*Facebook Porto Alegre:*

https://www.facebook.com/pages/Mostra-Cinema-e-Direitos-Humanos-Porto-Alegre/571341659605250

*Site: *http://www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/

* Facebook Nacional:*

https://www.facebook.com/mostracinemaedireitoshumanos?fref=ts

*Entrada Franca*

 

Por: Bruna Paulin