Paco de Lucía vence Grammy Latino de melhor álbum do ano

O violonista espanhol Paco de Lucía, que morreu em fevereiro deste ano no México, foi agraciado com o prêmio de melhor álbum do ano por seu disco ‘Canción Andaluza’, na 15ª edição do Grammy Latino, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Nenhum brasileiro saiu premiado nas categorias dedicadas a todos os países latinos. Caetano Veloso foi indicado para Canção do Ano com a faixa ‘A Bossa Nova é Foda’, mas o prêmio ficou com ‘Bailando’ de Enrique Iglesias, com participação de Descemer Bueno & Gente De Zona.

Gabriela Carrasco, viúva de Paco, recebe o prêmio póstumo do marido junto aos dois filhos do casal
Gabriela Carrasco, viúva de Paco, recebe o prêmio póstumo do marido junto aos dois filhos do casal

A categoria de Álbum Instrumental era a que contava com o maior número de indicados brasileiros, com ‘O Piano de Antonio Adolfo’, de Antonio Adolfo, ‘Continente’, do violonista Yamandú Costa, e ‘Caprichos’, de Hamilton de Holanda. No entanto, o prêmio ficou para ‘Final Night At Birdland’ de Arturo O’Farrill & The Chico O’Farrill Afro-Cuban Jazz Orchestra.

A banda Apanhador Só também marcou presença com o disco ‘Antes Que Tu Conte Outra’ na categoria Projeto Gráfico, que premia a melhor capa, mas acabou sendo vencida por Alejandro Ros, com o álbum ‘Wed 21’.

Já nas oito categorias totalmente brasileiras, os prêmios ficaram com: Maria Rita, com ‘Coração a Batucar’ (Melhor Álbum de Samba); Marisa Monte com ‘Verdade, uma Ilusão’ (Melhor Álbum de Música Popular Brasileira), e Aline Barros, com ‘Graça’ (Música Cristã de Língua Portuguesa).

Além disso, Erasmo Carlos ficou com o prêmio de Melhor Álbum de Rock com ‘Gigante Gentil’, enquanto Ivete Sangalo faturou o Melhor Álbum de Música Pop, com ‘Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo 20 anos’.

Sérgio Reis também foi agraciado, levando o Grammy de Melhor Álbum de Música Sertaneja pelo disco ‘Questão de Tempo’, enquanto o grupo Falamansa faturou o prêmio de Melhor Álbum de Música de Raiz, com ‘Amigo Velho’, e Caetano Veloso venceu na categoria Melhor Canção Brasileira com ‘A Bossa Nova É Foda’.