“Festival de Cinema Europeu” e “Trilogia da Vida Real” movimentam o Cine Santander Cultural até o final de junho

Até o dia 21 de junho, a Semana da Europa 2017, que é realizada em diversas cidades do Brasil, traz para o Santander Cultural o Festival de Cinema Europeu, composto por 15 filmes com a temática Mulheres em Cena – cada título proveniente de um país europeu diferente, e todos em exibições únicas. O mês termina com a exibição exclusiva em Porto Alegre da Trilogia da Vida Real, de 22 até 28, um projeto nacional capitaneado pelo diretor Edu Felistoque: são três filmes com histórias independentes, mas que dialogam entre si, envolvendo policiais de São Paulo atormentados pelos seus demônios internos.

FESTIVAL DE CINEMA EUROPEU

16 de jun – sex
15h Hannah Arendt Margarethe von Trotta
17h Mamãe e Outras Figuraças da Família Ibolya Fekete
19h Nossa Estrangeira Sarah Bouyain

17 de jun – sáb
15h Marie Krøyer Bille August
17h A Excêntrica Família de Antônia Marleen Gorris
19h Os Sonhados Ruth Beckermann

18 de jun – dom
15h O Caminho de Halima Arsen A. Ostojic
17h O Primeiro Cargo Giorgia Cecere
19h Belleville Baby Mia Engberg

20 de jun – ter
15h Tigres na Cidade Juraj Krasnohorsky
17h Marcela Helena Trestíková
19h Amália – O Filme Carlos Coelho da Silva

21 de jun – qua
15h O Menino na Ponte Petros Charalambous
17h Pânico Barbara Zemljic
19h De Sua Janela à Minha Paula Ortiz

TRILOGIA DA VIDA REAL

22 e 23 de jun – qui e sex
15h Insubordinados Edu Felistoque
17h Toro Edu Felistoque
19h Hector Edu Felistoque

24 e 25 de jun – sáb e dom
15h Toro Edu Felistoque
17h Hector Edu Felistoque
19h Insubordinados Edu Felistoque

27 e 28 de jun – ter e qua
15h Hector Edu Felistoque
17h Insubordinados Edu Felistoque
19h Toro Edu Felistoque
______________________________________________________

SINOPSES

FESTIVAL DE CINEMA EUROPEU

AMÁLIA – O FILME
Amália, Portugal, 2008, cor, 127 min
A história da lendária cantora Amália Rodrigues, uma das mais emblemáticas fadistas de Portugal devido ao seu violão acústico e sua voz inigualável.
D: Carlos Coelho da Silva. R: Pedro Marta Santos, João Tordo. E: Sandra Barata Belo, Carla Chambel, Ricardo Carriço. G: Drama. CI: 12 anos. L: Sim.

BELEVILLE BABY
Bellevile Baby, Suécia, 2013, cor, 75 min
Um amante do passado liga para uma diretora de cinema e diz que passou vários anos preso. Ela lembra de quando se encontraram em Paris, dos tumultos e do gato que ele deu para ela. Ela também lembra que um dia ele desapareceu.
D: Mia Engberg. E: Olivier Desautel. G: Drama. CI: 16 anos. L: Sim.

O CAMINHO DE HALIMA
Halimin Put, Croácia, Eslovênia, Bósnia, 2012, cor, 93 min
A trágica e inspiradora história da muçulmana Halima, que tenta, sem sucesso, encontrar os restos mortais de seu filho morto na Guerra da Bósnia, e enterrado em uma de muitas sepulturas coletivas.
D: Arsen A. Ostojic. R: Fedja Isovic. E: Alma Prica, Olga Pakalovic, Mijo Jurisic. G: Drama. CI: Livre. L: Sim.

DE SUA JANELA À MINHA
De tu Ventana a la Mía, Espanha, 2011, cor, 98 min
Os dias de Violeta, Inês e Luisa transcorrem em aparente placidez do outro lado da janela. Os campos, as montanhas e as ruas de uma velha cidade são os lugares onde se passam suas vidas, sutilmente peneiradas pela luz e pela beleza das lembranças.
D, R: Paula Ortiz. E: Maribel Verdú, Leticia Dolera, Luisa Gavasa. G: Drama. CI: Livre L: Sim.

A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTÔNIA
Antonia, Holanda, Bélgica, Reino Unido, França, 1995, cor, 102 min
Comandada por Antônia, a saga de uma família atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo. Nesse universo conhecemos curiosos personagens, como o filósofo pessimista, a avó louca e o padre herege.
D, R: Marleen Gorris. E: Willeke van Ammelrooy, Jan Decleir, Veerle van Overloop. G: Comédia / Drama. CI: Livre. L: Sim.

HANNA ARENDT
Hanna Arendt, Alemanha, 2012, cor, 100 min
Biografia da filósofa Hanna Arendt (1906-1975), com destaque para sua observação e análise do processo de Adolf Eichmann em Jerusalém.
D: Margarethe von Trotta. R: Pamela Katz, Margarethe von Trotta. E: Barbara Sukowa, Axel Milberg, Janet McTeer. G: Drama. CI: 12 anos. L: Sim.

MAMÃE E OUTRAS FIGURAÇAS DA NOSSA FAMÍLIA
Anyámés más Futóbolondok a Családból, Hungria, 2015, cor, 108 min
O filme apresenta a história de quatro gerações de mulheres ao longo do século 20. Apesar das constantes mudanças, a família é capaz de manter o bom humor, seguir forte e enfrentar qualquer desafio – o mundo muda, mas a família é para sempre.
D, R: Ibolya Fekete. E: Eszter Ónodi, Tibor Gáspár, Petra Hovanyecz. G: Drama. CI: 12 anos. L: Sim.

MARCELA
Marcela, República Tcheca, 2007, P&B, 80 min
Documentário que retrata a vida de uma cidadã tcheca ao longo de várias décadas, mostrando sua luta diária e as tragédias vividas.
D, R: Helena Trestíková. G: Documentário. CI: 12 anos. L: Sim.

MARIE KROYER
Marie Krøyer, Dinamarca, 2012, cor, 103 min
Marie vive um casamento infeliz com um famoso pintor. Além de artista, ela também é mãe e esposa e precisa lidar com a doença mental do marido. Cada vez mais sozinha e angustiada, decide tirar férias e se apaixona loucamente por um compositor sueco.
D: Bille August. R: Anastassia Arnold, Peter Asmussen. E: Birgitte Hjort Sørensen, Søren Sætter-Lassen, Sverrir Gudnason. G: Drama / Romance. CI: Livre. L: Sim.

O MENINO NA PONTE
To Agóri sti Géfyra, Chipre, 2016, cor, 85 min
Em uma aldeia aparentemente idílica, os dias de verão despreocupados de Socrates, um garoto de 12 anos, acabam abruptamente quando ele se encontra no centro de uma investigação de assassinato.
D: Petros Charalambous. R: Eve Makis, Stavros Pamballis. E: Kika Georgiou, Toni Dimitriou, Andreas C. Tselepos. G: Drama. CI: 14 anos. L: Sim.

NOSSA ESTRANGEIRA
Notre Etrangère, Burkina Fasso, França 2010, cor, 82 min
Morando em Paris, Amy retorna a Burkina Faso após a morte do pai. Procurando sua mãe, ela chega a uma cidade da qual não possui referências e passa a conviver com uma família que desconhece. Paralelamente, a burquinense Mariam procura por sua filha em Paris.
D: Sarah Bouyain. R: Sarah Bouyain, Gaëlle Macé. E: Dorylia Calmel, Assita Ouédraogo, Blandine Yaméogo. G: Drama. CI: 14 anos. L: Sim.

PÂNICO
Panika, Eslovênia, 2013, cor, 100 min
Vera está entediada e obcecada com a ideia de que nunca mais vai se apaixonar. Na procura pelo significado do amor, ao ler sua sorte na borra de café, descobre que vai encontrar o cara certo e mudar sua vida com um ardente caso de amor.
D, R: Barbara Zemljic. E: Janja Majzelj, Grega Zorc, Vladimir Vlaskalic. G: Drama / Comédia. CI: 16 anos. L: Sim.

O PRIMEIRO CARGO
Il Primo Incarico, Itália 2010, cor, 90 min
Em 1953, Nena precisa se afastar da família e do namorado para assumir seu primeiro cargo de professora do ensino fundamental. Lá encontra uma realidade hostil, quase arcaica, povoada por pessoas com as quais Nena parece não ter nada a compartilhar.
D: Giorgia Cecere. R: Giorgia Cecere, Pierpaolo Pirone, Li Xiang Yang. E: Isabella Ragonese, Francesco Chiarello, Alberto Boll. G: Drama. CI: Livre. L: Sim.

OS SONHADOS
Die Geträumten, Áustria, 2016, cor, 89 min
Dois jovens atores se conhecem em uma gravadora para ler cartas de Ingeborg Bachmann e de Paul Celan, dois dos escritores mais importantes do século 20. O tumulto de emoções próximas e distantes os cativam
D: Ruth Beckermann. R: Ingeborg Bachmann, Paul Celan, Ina Hartwig, Ruth Beckermann. E: Anja Plaschg, Laurence Rupp. G: Drama / Documentário. CI: Livre. L: Sim.

TIGRES NA CIDADE
Tigre v Meste, Eslováquia, República Checa 2012, cor, 85 min
Buscando retratar jovens adultos na faixa dos 30 anos que começam a ver a vida de forma séria, este filme é uma comédia mesclada com romance sobre protagonistas que tentam encontrar a felicidade.
D: Juraj Krasnohorsky. R: Juraj Krasnohorsky, Lucia Siposová. E: Kristina Tothova, Tomas Mastalir, Milan Ondrík. G: Comédia / Romance. CI: 16 anos. L: Sim.

TRILOGIA DA VIDA REAL

INSUBORDINADOS
Brasil, 2014, P&B, 72 min
Janete passa seu tempo num hospital acompanhando a internação do pai, um coronel aposentado da Polícia Militar. Ela ocupa as horas ociosas escrevendo seu primeiro romance, e aos poucos as pessoas que ela conhece em sua monótona rotina ganham vida nas páginas do livro em formação.
D: Edu Felistoque. R: Sílvia Lourenço. E: Sílvia Lourenço, Rodrigo Brassoloto, Ronaldo Lampi. G: Drama. CI: 16 anos. L: Não.

TORO
Brasil, 2016, cor, 83 min
Carlão é um ex-policial que foi expulso da corporação e passou a trabalhar como taxista, além de participar de combates de vale-tudo num bar, onde é conhecido como Toro. Quando colegas de profissão começam a ser assassinados, ele acaba se envolvendo com a jornalista que investiga os crimes.
D: Edu Felistoque. R: Júlio Meloni. E: Rodrigo Brassoloto, Naruna Costa, Priscilla Alpha. G: Drama / Thriller. CI: 16 anos. L: Não.

HECTOR
Brasil, 2016, cor, 86 min
Hector já foi um violento inspetor da Polícia Civil de São Paulo, que estava investigando uma série de assassinatos, mas o vício destruiu sua carreira e seu casamento. Depois de anos no fundo do poço, ele torna-se evangélico e busca a redenção na fé. Só que o passado volta para assombrá-lo.
D: Edu Felistoque. R: Júlio Meloni. E: Sergio Cavalcante, Eucir de Sousa, Gabriela Veiga. G: Drama. CI: 16 anos. L: Não.
______________________________________________________

SERVIÇO

Programação regular: R$ 10,00
Venda antecipada pelo site MyTicket e na bilheteria do Santander Cultural
Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.
Funcionários e clientes Santander têm entrada franca.

Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico
Porto Alegre RS Brasil 90010-191
Telefone: 51 3287.5500
scultura@santander.com.br | www.santandercultural.com.br

Horário de funcionamento
Ter a sábado, das 10h às 19h
Domingos, das 13h às 19h
Bilheteria: ter a dom, das 14h às 19h
Não abre aos feriados

Fonte: Mariele Salgado/Santander Cultural
Foto: Rolf Konow