Raquel Leão se apresenta na abertura do Som no Salão 2016

Foto: Yamini Benites

Cantora e compositora paraense radicada em Porto Alegre apresentará uma prévia do lançamento de seu primeiro EP, em show com participação de Pramit, João Pedro Cé e Pedrinho Figueiredo

O projeto Som no Salão inicia sua sexta edição com show de Raquel Leão no dia 20 de julho, às 20h, no Salão de Atos da Ufrgs (Av. Paulo Gama, 110), com entrada franca.

Foto: Yamini Benites
Foto: Yamini Benites

Paraense radicada em Porto Alegre desde 2010, a cantora, compositora, arte educadora e atriz Raquel Leão apresentará algumas canções inéditas que estarão em seu primeiro EP, intitulado Nega, financiado pelo Catarse e produzido por André Paz, que tem previsão de lançamento no final do ano. O trabalho é cheio de ritmo, força e mistura, como é a música popular brasileira. O show contará com a participação de Pramit, também cantor e compositor paraense radicado em Porto Alegre desde 2005; João Pedro Cé (guitarra), que irá apresentar uma música inédita, feita em parceria com a cantora, e Pedrinho Figueredo (flauta).

Com influências que vão do norte ao sul, Raquel Leão encontra raízes no Carimbó, no Lundum, na cumbia, nos tambores dos sons do Norte, na força da negritude ancestral somando-se, aos poucos, com trocas e experiências musicais com amigos gaúchos, que hoje já interferem nas suas composições.

 

Confira a programação deste ano:

20 de julho

Raquel Leão, nascida em Belém do Pará, apresentará canções que tem uma batida sonora forte, bem marcada pela percussão que se faz presente em suas composições; uma música afro amazônica, cheia de ritmo balançado pelo rio.

 

14 de setembro

Quinteto Canjerana, com composições instrumentais de cunho nativista gaúcho e sonoridade mesclada da música de câmara, apresentando arranjos inovadores da música contemporânea.

 

9 de novembro

Medula Coletivo de Experimentos Sonoros, com trabalhos artísticos e teóricos que discutem ou se utilizam de sobreposições da música, arte sonora e artes visuais.

 

30 de novembro

Banda Calote, com músicas que são expressão “brasuca”, cozinhando na mesma panela os ritmos brasileiros, a essência da cultura verde e amarela dividida em cordas, ritmo e sopro, um suingue bem brasileiro.

 

Serviço:

ABERTURA SOM NO SALÃO 2016

SHOW COM RAQUEL LEÃO

Quando: Quarta-feira (20/7), às 20h

Onde: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Entrada Franca. Serão aceitas doações de 1kg de alimento

A partir das 19h, o público será recepcionado no saguão do Salão de Atos com uma exposição fotográfica, com imagens de Yamini Benites.

 

Por: Raphaela Donaduce Flores