5º FESTIA: Um teatro de resistência e persistência em Canoas

A quinta edição do FESTIA – Festival de Teatro Persistência e Pé na Tábua, acontece de 10 a 20 de setembro, com programação diária nos quatro quadrantes da cidade de Canoas, incluindo o centro e a periferia, com apresentações e atividades formativas, totalmente gratuitas, à população. O ator, cantor, instrumentista e ativista cultural Zé da Terreira será o homenageado do festival nesse ano.

001_0

Serão 23 atrações de 17 grupos diferentes durante 10 dias, entre atrações internacionais, nacionais e grupos locais, passarão pelos “palcos” das ruas, praças e auditórios da cidade: César Troncoso, do Uruguai; Colectivo de Teatro Callejero Xutil, do México; Ágora Teatro, de São Paulo/SP; Cafuringa, de Recife/PE; Cenopoesia, de CE/RS/PE/RS; Trupe Circuluz, de São Luiz/MA; Bando La Trupe & Cervantes do Brasil, de Natal/RN; Pharkas Serthanejaz, de Recife/PE; Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente/SP; Ray Lima, de Maranguape/CE; e os gruposcanoenses Coletivo de Músicos de Rua, Trupe das Gracinhas, Galegos & Frangalhos e EntreVerbo.

 Os destaques

Um dos destaques da programação fica por conta da presença do ator uruguaio César Troncoso, que estará com a montagem “Marx in Soho”, peça do dramaturgo norte-americano Howard Zinn, e que será apresentado no dia 13 de setembro, às 20h, no Auditório Sady Fontoura Schiwitz (Rua XV de Janeiro, 11). Recheado de ironias e indignação, Marx discorre sobre seus pensamentos mais simples e que nutrem suas teorias econômicas mais complexas, não deixando de fora sua própria história, cheia de percalços, inclusive seu amor pela esposa Jenny. A montagem é dirigida por Juan Tocci. Outro grande momento do festival é a peça “Horácio”, com direção e atuação de Celso Frateschi, que será apresentada na Praça da Juventude (Rua 8, Macroquarteirão 6, no Bairro Guajuviras), no dia 10 de setembro, às 15h e 19h. Este premiado monólogo, baseado no texto de Heiner Muller, envolve a plateia de forma natural, estimulando sua participação em um profundo processo de reflexão.

Oficinas também serão oferecidas

Por meio do festival, o Grupo TIA reforça o compromisso de fomentar e democratizar a cultura, de contribuir para o fortalecimento do público, de grupos e coletivos culturais que visem à construção de um mundo mais justo e de uma consolidação das redes de apoio e trocas entre estes coletivos. Pensando assim, este ano o FESTIA proporcionará os seguintes workshops:

11898531_1638941483050367_8070480605488364610_n

– “Introdução ao Teatro Narrativo”, com Celso Frateschi do Àgora Teatro/SP;

– “Palhaçaria Feminina”, com Raquel Franco da Cia de Artes Trupe Circuluz/MA;

– “O Teatro Livre de Rua”, com Junio Santos do Cervantes do Brasil/RN;

– “O Circo Chegou”, com o Grupo Circo teatro Rosa dos Ventos/SP;

– “Vivências Pau e Lata”, com Altemir Fogo do Grupo Cultural Pau e Lata/RN.

Qualquer pessoa acima de 15 anos pode se inscrever para as atividades. Serão 20 vagas por workshop. Haverá a montagem de um exercício cênico a partir das experiências descobertas nos workshops. Com um único ensaio no sábado, dia 19 de setembro, na Casa das Artes Villa Mimosa e apresentação no domingo, dia 20 de setembro, no encerramento do 5º FESTIA. As inscrições vão até o dia 8 de setembro. Os selecionados serão divulgados no dia 9 de setembro. Para fazer a inscrição é necessário acessar o formulário disponível no site www.festivalfestia.wordpress.com.

Compromisso com a cultura em Canoas

O FESTIA é uma realização do Grupo TIA – Teatro Ideia & Ação e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Canoas, através da sua Secretaria de Cultura. Em quatro edições já realizadas, o festival recebeu grupos e artistas de quatro países, sete estados em mais de 60 espetáculos e 30 atividades de formação para um público estimado em mais de 15 mil pessoas. O FESTIA se consolida como um dos mais importantes festivais de teatro do sul do país, com um trabalho e o comprometimento de vários artistas e parceiros engajados, consolidando o propósito de oportunizar ações culturais conjuntas com o efeito multiplicador.

 

Por: Daniel Soares – PMC