Cia. Teatro Novo comemora 40 anos do Projeto A Escola Vai ao Teatro

O ano de 2015 é especial para a Cia. Teatro Novo. O motivo é a comemoração dos 40 anos do projeto A Escola vai ao Teatro. Criado pela pedagoga Suzana Costa Guterres (in memoriam), o programa educacional tem uma adesão média anual de 50 mil estudantes de cerca de 300 escolas públicas e privadas da grande Porto Alegre. Desde 1975, mais de 3 milhões de alunos, entre 3 e 12 anos, assistiram aos 160 espetáculos do grupo dirigido por Ronald Radde.

Cia. Teatro Novo comemora 40 anos do projeto “A escola vai ao teatro”

“Um projeto inovador há 40 anos, realmente formador de plateias e de cidadãos  que nos enche de orgulho. Ao longo desta trajetória, conquistamos o carinho e confiança das coordenadoras e diretoras de escolas que nos prestigiam a cada ano”, comemora Ronald Radde.  Na iniciativa A Escola Vai ao Teatro, a companhia teatral oferece espetáculos, com valores especiais para instituições de ensino, juntamente com um roteiro pedagógico para atividade curricular.

Em 1975, quando a Cia. Teatro Novo ia até as escolas para oferecer espetáculos, em dezenas de ocasiões, era recebida no portão pelas coordenadoras ou diretoras que temiam a atividade teatral em seus estabelecimentos tal a perseguição que as artes cênicas sofriam da Ditadura Militar. Mesmo assim, as primeiras peças começaram a ser apresentadas nos pátios ou cantinas das escolas da Grande Porto Alegre. A primeira montagem foi “Chapeuzinho Vermelho”, em que o Lobo Mau era um “velho” de mais de 40 anos e não conseguia mais emprego e roubava doces da vovó para vender nas sinaleiras. Depois, veio um dos maiores sucessos da Cia. Teatro Novo: “A Menina das Estrelas”, com mais de 300 apresentações.

Para os educadores, as peças de teatro infantil são ideais para ajudar a criança a entender e desenvolver a expressão verbal e corporal. Além disso, o teatro estimula a memória, a atenção e a concentração das crianças. Reforça o interesse pela leitura e literatura, motiva o exercício do pensamento, permite que elas brinquem com o mundo da fantasia. “Os benefícios do teatro na educação das crianças são tão evidentes que nós acreditamos que a assistência e prática do projeto A Escola vai ao Teatro ajudam muito no desenvolvimento acadêmico e comportamental dos educandos”, afirma Laura Pizzatto, Coordenadora de Etapa do Colégio Mãe de Deus, em Porto Alegre.

“Infelizmente um projeto desta magnitude educacional não teve nestes 40 anos nenhum apoio governamental de manutenção, apesar de que sempre, e inclusive, entre nossa plateia que paga ingresso a preço especial no projeto, atendemos milhares de crianças carentes, sem cobrança alguma”, diz Radde. A Cia. Teatro Novo teve como parceiros/locatários o Clube de Cultura (8 anos), o Teatro Museu do Trabalho (12 anos) e, finalmente, o Teatro Novo DC, seu próprio espaço há 13 anos. Atualmente, o projeto está trabalhando com o espetáculo “Pinóquio”.