Estreia de nova exposição apresenta outra visão da cidade aos usuários da Trensurb na Galeria Mario Quintana

Foto: Lucas Quadros/Trensurb

Mostra fotográfica “Ballet Urbano” apresenta performance de bailarina em ambientes da cidade e permanece em exposição até dia 27 de fevereiro, no espaço cultural da Estação Mercado.

A exposição fotográfica Ballet Urbano estreou no início desta semana, na Galeria Mario Quintana, no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado. Os registros apresentam uma bailarina executando movimentos característicos do balé em cenários urbanos, como prédios.

Foto: Lucas Quadros/Trensurb
Foto: Lucas Quadros/Trensurb

Muitos que passaram pela estação e viram as fotografias paravam para olhar. Entre essas pessoas estava Noeli Costa, que ia em direção à plataforma pegar o trem para voltar a Esteio e ficou encantada com as imagens.”Tudo ficou muito bonito e bem sugestivo. A bailarina ficou muito bonita também”, disse. Apesar de os painéis não especificarem por escrito os locais onde foram feitos os registros, Noeli percebeu que se tratava, entre outros prédios, da Usina do Gasômetro, o que para ela tornou a exposição ainda mais encantadora. “Eu amo Porto Alegre e gosto muito quando vejo esses trabalhos que destacam os pontos bonitos da cidade”, declarou.

Franciele Feijó, a artista por trás das fotos, não escolheu a Usina do Gasômetro por acaso. De acordo com a fotógrafa, o local é uma mistura entre a natureza e o urbano. “De um lado, tem a cidade, do outro, o Guaíba”, comenta. Nessa junção da natureza com as construções da cidade, Franciele buscou alguns lugares pouco vistos pelas pessoas. “Eu procurei aqueles pontos do Gasômetro e de outros prédios em que as pessoas não param para observar muito, não buscam olhar os detalhes e isso é algo que precisa ser resgatado”, afirma.

A fotógrafa e estudante de relações públicas relata que ter seu trabalho visto por tanta gente foi gratificante: “Senti uma mistura de gratificação com nervosismo. Ver as crianças parando para olhar as fotos é muito bacana. Eu mesma ouvi uma guriazinha dizendo, enquanto apontava pra uma das fotos, que quer ser igual àquela bailarina quando crescer. Ver essa reação nas pessoas é uma forma de recompensa, é ver que o meu objetivo foi alcançado”.

Serviço

O que: exposição fotográfica Ballet Urbano.

Quando: de 12 de janeiro a 27 de fevereiro, das 5h às 23h20.

Onde: Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb.

Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).

 

Por: Imprensa Trensurb