Theatro São Pedro completa 168 anos e se prepara para reabrir as portas em novembro

Patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, o Theatro São Pedro completa 168 anos neste sábado (27/6), em meio a um dos momentos mais importantes de sua trajetória: a realização de um amplo conjunto de obras de reforma e restauro que garantirão mais segurança, acessibilidade e preservação ao prédio histórico. Fechado desde março de 2025, o teatro mais antigo de Porto Alegre está em contagem regressiva para sua reabertura, prevista para o próximo mês de novembro.

Com investimento superior a R$ 20 milhões feito pelo governo do Estado, as obras contemplam ações de restauração, modernização, acessibilidade e implantação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), preservando o espaço cultural para as próximas gerações. Entre os grandes destaques da frente de restauro estão a recuperação minuciosa dos lustres do foyer nobre, que passam por higienização especializada, assim como a reposição de componentes danificados ou faltantes e a padronização luminotécnica. Além do restauro do famoso forro pictórico, o mobiliário da plateia também recebe atenção especial: as cadeiras e poltronas estão sendo totalmente revitalizadas, respeitando rigorosamente as características de sua tonalidade e estampa.A modernização do espaço avança em conformidade com as normas de segurança.

O prédio tombado recebeu recentemente o Certificado de Aprovação do PPCI, um passo decisivo para o cronograma da obra. Alinhando a preservação histórica à proteção dos frequentadores serão instalados novos revestimentos em carpetes, cortinas e poltronas com tecidos antichama e tecnologia que impede a propagação do fogo. O projeto de segurança prevê, ainda, a sinalização das rotas de fuga e de um moderno sistema de exaustão.Já na frente de acessibilidade, estão sendo ampliadas as condições de autonomia do público, tornando o espaço mais inclusivo. Entre as adaptações previstas estão passarela de acesso na lateral externa junto ao pátio do Multipalco Eva Sopher; corrimãos metálicos nas escadarias externas; espaço na plateia para pessoas em cadeira de rodas e poltronas para pessoas obesas; inclusão de fraldário; sanitários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e uma plataforma elevatória, conectando o subsolo, o foyer e a cafeteria; bem como camarins adaptados para pessoas em cadeira de rodas.

Exposição resgata a trajetória do Theatro São Pedro

Enquanto o equipamento histórico segue em reforma, o público pode conferir a mostra “Theatro São Pedro para sempre” no foyer do Multipalco Eva Sopher, complexo cultural construído em terreno anexo ao prédio centenário. O percurso expositivo está organizado em quatro núcleos. O primeiro aborda a construção do Theatro São Pedro e os primeiros espetáculos. O segundo apresenta a relação entre o teatro, os artistas e o público, reunindo programas de diferentes períodos, figurinos, livros de assinatura, fotografias, mobiliário e placas históricas. O terceiro núcleo é dedicado a Eva Sopher, responsável pela reforma do Theatro São Pedro após o fechamento do espaço, em 1973. Já o quarto apresenta os processos de ampliação e renovação do complexo cultural, incluindo a construção do Multipalco Eva Sopher e as conclusões e transformações recentes dos espaços.

A mostra fica em cartaz até o dia 2 de agosto, com entrada gratuita. A visitação pode ser feita diariamente, das 10h às 20h. A iniciativa inclui ainda um catálogo digital, que reúne uma série de documentos, fotografias, programas de espetáculos, entre outros, no site Acervos da Cultura da Sedac. As ações fazem parte do projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do edital de Memória e Patrimônio da Secretaria da Cultura, e que tem como proponente a Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP).

Histórico do Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro nasceu de um antigo desejo da população e dos governantes da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul de contar com um espaço dedicado às manifestações artísticas e culturais. Em 1833, o presidente da Província Manoel Antônio Galvão doou um terreno no Centro de Porto Alegre para a construção do teatro, projetado pelo arquiteto Filipe Normann em estilo neoclássico. As obras, no entanto, foram interrompidas pela Revolução Farroupilha e retomadas apenas anos mais tarde.Inaugurado em 27 de junho de 1858, o Theatro São Pedro consolidou-se como um dos mais importantes símbolos da cultura gaúcha. Após mais de um século de atividades, o prédio foi fechado em 1973 devido às suas precárias condições de conservação. A recuperação do espaço teve início em 1975, sob a liderança de Eva Sopher, responsável por conduzir um amplo processo de restauração que culminou na reabertura do teatro em 1984.

Ao longo das décadas seguintes, a instituição ampliou sua atuação com a criação da Fundação Theatro São Pedro, da AATSP e da Orquestra Theatro São Pedro. Em 2003, iniciou-se a construção do Multipalco Eva Sopher, idealizado para abrigar diferentes linguagens artísticas. A entrega gradual de seus espaços culminou, em 2025, com a inauguração do Teatro Simões Lopes Neto e a conclusão definitiva do complexo, marcando uma nova etapa na trajetória de uma das mais tradicionais instituições culturais do Estado.