A comédia dramática O Figurante marca uma nova fase na trajetória de Mateus Solano, que sobe ao palco em seu primeiro monólogo para interpretar um homem que passa a questionar sua própria existência e o papel que ocupa em um mundo que insiste em mantê-lo em segundo plano. Com direção de Miguel Thiré e colaboração dramatúrgica de Isabel Teixeira, a peça será apresentada nos dias 14 e 15 de novembro, às 21h, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.
Na trama, conhecemos Augusto, um figurante que tenta encontrar sentido em uma rotina sem brilho, limitada por expectativas e pela invisibilidade cotidiana. Em meio à solidão e às dúvidas, ele se vê diante do dilema de assumir ou não o protagonismo da própria vida. O espetáculo propõe uma reflexão sensível e provocativa sobre a busca por autenticidade, a desconexão com a própria essência e a necessidade de ressignificar o papel que desempenhamos na sociedade.
“Somos um animal que cria histórias para viver e um mundo para acreditar. Na ânsia em fazer parte desse mundo, acabamos por nos afastar de nós mesmos a ponto de não saber se somos protagonistas ou figurantes de nossa própria história”, reflete Mateus Solano.
A dramaturgia nasceu do método Escrita na Cena, criado por Isabel Teixeira, que estimula o ator a desenvolver o texto por meio de improvisos e experimentação. As cenas criadas por Solano foram gravadas, transcritas e reelaboradas por Isabel, resultando em um texto que preserva a espontaneidade e a força das reflexões do personagem.
“Atores e atrizes escrevem no ar da cena, onde vírgula é respiração e texto é palavra dita e depois encarnada no papel. Essa é a tinta de base usada para escrever ‘O Figurante’. Partimos de improvisos de Mateus Solano e posteriormente mergulhamos no árduo e delicioso trabalho de composição e estruturação dramatúrgica. ‘O Figurante’ coloca no centro o que normalmente é deixado de lado, ampliando o olhar para o que muitas vezes passa despercebido ”, explica Isabel Teixeira.
A encenação dá continuidade à pesquisa cênica que Miguel Thiré e Mateus Solano desenvolvem há anos, apostando em uma estética essencialista, que se apoia apenas no corpo e na voz do ator como instrumentos de expressão. Num palco nu, Mateus se transforma, assumindo múltiplas personas por meio do gesto, da mímica e da palavra.
“ Sempre acreditei em um teatro que debate direto com a sociedade, que toca o público. O que queremos dizer? Como vamos dizer? Neste quinto trabalho juntos, ao invés de dividirmos o palco, passo eu para esse lugar de ‘espectador profissional’ que é a direção. Acompanho o trabalho desse brilhante ator (Mateus Solano) que dá vida a um outro ator (o personagem) que, por sua vez, não consegue brilhar. O Figurante busca colocar o foco onde normalmente não há. O trabalho é fazer este personagem quase desaparecer, estar fora de foco, ser parte do cenário ”, comenta o diretor Miguel Thiré.
SERVIÇO
- 📅 Quando: 14 e 15 de novembro, sexta e sábado, às 21h
- 📍 Onde: Teatro do Bourbon Country
- 🎫 Ingressos: a partir de R$ 19,80
- 🔗 Venda antecipada: Clique aqui para comprar

