O Distrito Jazz, festival que nasceu em 2019 com a proposta de criar um território afetivo entre músicos e diferentes públicos, retorna a Porto Alegre em um novo formato. A terceira edição será realizada no dia 1º de novembro, das 16h às 22h, em um palco ao ar livre no Pontal Shopping, às margens do Guaíba – e com entrada franca.
Pela primeira vez, o evento será totalmente gratuito e contará com sete shows da cena local e nacional, celebrando a diversidade de estilos e gerações. Outra grande novidade é o line-up majoritariamente feminino, com destaque para a saxofonista, produtora cultural e compositora carioca Suka Figueiredo e três jovens expoentes da música gaúcha: a cantora Melina Vaz, a artista Ianaê Régia e a baixista e educadora musical Júlia Pezzi, que se apresentará acompanhada de seu trio.
A programação se completa com o quarteto liderado pelo saxofonista e flautista Cleômenes Junior, o grupo de jazz contemporâneo Deluca Trio e a banda instrumental Moio, trazendo diferentes nuances do gênero para o público.
A curadoria segue sob responsabilidade de Bruno Melo, idealizador do festival, que reforça o caráter inclusivo desta edição:
“Neste ano vamos conseguir realizar um desejo antigo: ter maioria de mulheres protagonizando o line-up. É algo que deve ser cada vez mais prioridade nas curadorias de festivais, principalmente no universo do jazz.”
Além dos shows principais, o projeto vai oferecer workshops gratuitos para artistas e produtores locais, abordando temas como composição e prática instrumental, além de ações sociais voltadas à democratização do acesso à cultura. Também haverá um circuito paralelo de shows em bares de Porto Alegre, reconhecidos por manter viva a tradição do jazz, com programação a ser divulgada em breve.
Segundo o curador, a proposta é expandir o alcance do gênero e criar novas conexões:
“Queremos mostrar o jazz de uma forma mais urbana e contemporânea, aberta a todos os públicos. Será um festival para todas as idades, em um cenário único, com direito a um pôr do sol icônico ao fundo.”

