Depois de sete anos da sua primeira e única apresentação na capital gaúcha, o BaianaSystem vai voltar a Porto Alegre. O reencontro com os gaúchos acontecerá durante a segunda edição do festival Turá na cidade, marcada para os dias 25 e 26 de outubro no Anfiteatro Pôr do Sol.
Com raízes nas sonoridades afrolatinas e forte diálogo com ritmos como samba, reggae, rock, pop e manifestações populares — em especial o Carnaval —, o coletivo apresentará o novo espetáculo “Nossa cultura em primeiro lugar”. A proposta mistura afro rock e experimentações sonoras sem se prender a rótulos, trazendo referências acumuladas nos últimos trabalhos e nas apresentações do projeto Navio Pirata.
“Esse formato tem como combustível a calma que tivemos para pensar uma junção das coisas que a gente vem experimentando. A ideia de Nossa cultura em primeiro lugar mostra a diversidade que nos sustenta e nos une, traduzindo muito do que é o Baiana”, explica o guitarrista Roberto Barreto.
Inspirado no conceito de folclore como expressão da cultura popular de um povo, o espetáculo se constrói a partir de personagens e trocas de experiências, conectando-se ainda ao clássico álbum Além das Lendas Brasileiras (1977), do grupo Terreno Baldio, relançado recentemente. “Queremos dar continuidade a essa ideia, assim como Cantata para Alagamar serviu de base para formatar o Sulamericano Show”, destaca o vocalista Russo Passapusso.
A estética visual do espetáculo é assinada por Filipe Cartaxo, parceiro de longa data da banda. No palco, além de Russo e Roberto, estarão Claudia Manzo (voz), SekoBass (baixo), João Meirelles (beats, synths e programações), Junix 11 (guitarra), Ubiratan Marques (piano e synths) e Ícaro Sá (percussão).

