Nicolas Jaar, um dos nomes mais inventivos da música eletrônica contemporânea, será o responsável por abrir a 10ª edição do Festival Kino Beat em Porto Alegre. O show será neste domingo, dia 3 de agosto, no Bar Opinião. Ingressos à venda pelo Sympla.
No palco, o artista chileno apresenta seu mais recente projeto, “Archivos de Radio Piedras”, que combina música eletrônica para dançar, paisagens sonoras e colagens narrativas. Reconhecido por desafiar os limites da pista de dança, Jaar já se apresentou nos maiores festivais do mundo — como Sónar, Primavera Sound e Coachella — e lançou álbuns icônicos como Space Is Only Noise e Cenizas. Sua produção transita entre ritmos, e atmosferas densas, Jaar atravessa a eletrônica experimental, jazz, pop, ambient, techno e músicas do mundo, com poesia e reflexões políticas.
Dividem o palco com Jaar, o pianista chileno Camilo Salinas e o percussionista colombiano Daniel Cataño, além do artista sonoro e violinista mapuche Eli Wewentxu, que fará o show de abertura.
A programação do 10º Festival Kino Beat aproxima arte contemporânea e música, em entrelaçamentos de paisagens digitais e sonoras, cidades, desejos de humanos, máquinas e outras presenças. A curadoria atravessa temas como tecnologias emergentes, sons globais, ficções especulativas, pensamento ecológico e cidades imaginadas. Além do show, a programação inclui instalações, performances, residência artística internacional, e mostra de cinema.

