Olinda Allessandrini apresenta o espetáculo “Abram Alas para Chiquinha Gonzaga” no Instituto Ling

Foto: Tiago Halewicz

A pianista Olinda Allessandrini sobe ao palco do Instituto Ling no dia 18 de maio, para apresentar o espetáculo Abram Alas para Chiquinha Gonzaga. No recital performático, a artista gaúcha relembra a vida e a obra da musicista carioca que marcou a história da música brasileira ao assinar a primeira marchinha de Carnaval e ao se tornar a primeira mulher a reger uma orquestra em nosso país.

Para recontar a história de Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935), Olinda se veste da mesma maneira que a maestrina que viveu na segunda metade do século XIX e narra a trajetória da artista com o auxílio de projeções de imagens da época. Ao piano, ela traz obras importantes relacionadas ao início do século XX, com enfoque na música de salão, pontuando diferentes combinações rítmicas, como maxixe, tango brasileiro, habanera, valsa e choro.

Entre as músicas selecionadas estão AtraentePassos no Choro Faceiro. O repertório mostra a personalidade musical brasileira e a influência dos ritmos africanos, oriundos de rituais religiosos e das danças, e que se mesclam às tendências musicais europeias. As faixas também fazem parte do CD que leva o mesmo nome do espetáculo, gravado por Olinda em 2014, com 28 títulos em homenagem à Chiquinha.

SERVIÇO