Biblioteca Livros Sobre Trilhos recebe exposição fotográfica sobre a Vila dos Ferroviários

Foto: Everton Silveira

Mostra traz fragmentos de pesquisa fotoetnográfica realizada no curso de  tecnologia em fotografia da Ulbra e permanece no espaço cultural da  Estação Mercado da Trensurb entre 13 de julho e 31 de agosto.

Foto: Everton Silveira
Foto: Everton Silveira

A partir da tarde de segunda-feira (13), a Biblioteca Livros sobre Trilhos recebe a exposição fotográfica” Vila dos Ferroviários em Porto Alegre”, uma  experiência documental. A mostra traz fragmentos de uma pesquisa  desenvolvida na disciplina de fotografia documental do curso superior de  tecnologia em fotografia da Ulbra Canoas, ministrada pela professora Alice  Bemvenuti. Os painéis com os registros da Vila permanecem no espaço cultural localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb até 31 de agosto.

A pesquisa teve como objetivo desenvolver uma descrição da Vila dos Ferroviários por meio da fotoetnografia, buscando provocar o debate em torno das memórias do local e do patrimônio cultural existente dos moradores ferroviários e não-ferroviários. Que imagem a Vila possui de si própria? Que memórias são conservadas? O que mobiliza a Vila hoje? Como ela convive com o muro que a separou do contato com os trilhos? Essas são algumas das questões que busca responder a pesquisa  que incluiu coleta de dados, captura de imagens, entrevistas e informações através do olhar do grupo de fotógrafos-acadêmicos.

Os painéis em exposição na Biblioteca apresentam parte desse trabalho, contando com imagens do Grêmio Esportivo Ferrinho, da Vila e seus moradores. Participaram da pesquisa os fotógrafos: Andre Grott, André Lopes, Beta Iribarrem, Daniela Radavelli, Doni Maciel, Edgar Neumann, Everton Silveira, Gustavo Garbino, Jessica Fraga, Kell Maragno, Lidiane Hein, Marta Gomes, Paola Grass, Patricia Benvenuti, Rita Garcia, Roger Fagundes e Vitória Moraes.

 

Por: Imprensa Trensurb