Aretha Franklin, a Rainha do Soul, morre aos 76 anos

Aretha Franklin, uma das cantoras mais respeitadas no mundo da música e considerada a Rainha do Soul, morreu hoje (16) aos 76 anos, em sua casa em Detroit (EUA). No início desta semana , membros da sua família disseram à WDIV-TV, em Detroit, que ela estava “gravemente doente”.

Um representante da cantora confirmou a notícia para a agência Associated Press, através de um comunicado emitido pela família. “Em um dos momentos mais sombrios de nossas vidas, não podemos encontrar palavras apropriadas para expressar a dor em nossos corações. Perdemos a matriarca e o rock de nossa família“, acrescentou a família. Franklin morreu de câncer pancreático avançado, segundo o comunicado.

Aretha Franklin nasceu em Memphis, em 1942. Tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame em 3 de janeiro de 1987. Recebeu os apelidos de “Rainha do Soul” ou “Dama do Soul”. Foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e, pela mesma revista, a nona maior artista da música de todos os tempos. Foi a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história, atrás apenas de Alison Krauss. Aretha recebeu dezoito prêmios competitivos e três honorários.

Apesar de todo o sucesso, Franklin teve apenas dois singles que foram para o primeiro lugar na lista dos mais vendidos dos Estados Unidos segundo a revista Billboard: “Respect“, na década de 1960 (sua canção mais conhecida) e “I Knew You Were Waiting (For Me)“, um dueto com George Michael. No entanto, vários singles dela já apareceram entre os 20 mais vendidos na lista daquela publicação, como “Think“, “I Say a Little Prayer“, “Until You Come Back to Me“, “Chain of Fools“, “(Sweet, Sweet Baby) Since You’ve Been Gone“, “Call Me“, “Ain’t No Way“, “Don’t Play That Song (for me)“, “Freeway of Love“, entre outros.