Circuito Cultural Cia. De Arte apresenta a peça “Francisco”

A Companhia de Arte de Porto Alegre abre o projeto Circuito Cultural Cia. de Arte no próximo dia 22 de outubro, sábado, com o espetáculo “Francisco”, de Rio Pardo.

01-foto-gelson-pereira

O Centro Cultural Companhia de Arte, carinhosamente conhecido como Cia. de Arte, atua desde 1985 no cenário cultural de Porto Alegre. Localizada no coração da cidade, num prédio de nove andares, cedido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a Cia. de Arte conta com teatro de 120 lugares, biblioteca, restaurante/café, ateliê e salas multiuso. No espaço ocorrem espetáculos, apresentações, exposições, ensaios, seminários, oficinas de formação e workshops, além da confecção de cenários, de figurinos, de bonecos e de adereços cênicos. Há 30 anos, a Cia. de Arte é um importante polo da economia cultural e criativa do Estado, sendo um ícone de conquista dos artistas locais ao resistir como um espaço exclusivo de desenvolvimento das artes, com gestão autônoma e autossustentável, sendo, portanto, também, uma referência nacional.

Dessa forma, o Circuito Cultural Cia. de Arte foi contemplado com o FAC/RS, Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul, na categoria de Apoio à Programação Continuada em Espaço, para promover apresentações de artistas, grupos e companhias de teatro, dança e música do interior do Estado. A iniciativa é uma oportunidade de intercâmbio, onde grupos, companhias e artistas recebem subsídios para apresentações na Cia. de Arte, apresentando a Porto Alegre uma mostra da arte praticada fora da capital. Cada proposta contemplada terá duas apresentações entre os meses de outubro e novembro de 2016 e também uma atividade formativa – workshop, oficina, palestra, bate-papo que apresentem os processos artísticos dos contemplados. Ao todo, serão 06 proposta contempladas. As inscrições são gratuitas. A convocatória pode ser conferida no link https://www.sendspace.com/file/3bivwk.

O projeto Circuito Cultural Cia. de Arte, em sua abertura, irá receber a Andarilhos Companhia Teatral, de Rio Pardo, em sua incursão inédita na capital, com a peça “Francisco”, direção de Dmitri Rodrigues. O espetáculo conta a história de um homem que está à beira do suicídio. Na trama, o protagonista se reencontra com personagens que representam os anseios, perdas e dramas que fizeram com que ele chegasse a essa situação. A partir desses reencontros, Francisco decidirá se dá ou não continuidade ao plano de acabar com a própria vida. O texto é de autoria de Letícia Mendes, que também atua como atriz. O espetáculo teve sua estreia em julho deste ano, no Centro Regional de Cultura, na cidade de Rio Pardo. No elenco estão, além de Letícia, Simone Pasini, Cássio Mello, Laura Aguiar, Jones Mallet, Maicols Rocha, Vinicius Santos e Eduardo Ezequiel Sosa, no papel de Francisco. Iluminação de Fernando Ochoa.

Serviço:

O QUE: abertura do Circuito Cultural Cia. de Arte, com o espetáculo “Francisco”, da cidade de Rio Pardo.
QUANDO: dias 22 e 23 de outubro de 2016, sábado e domingo, às 20 horas. Bate-papo criativo com o grupo no dia 22, às 16 horas, no local.
ONDE: Companhia de Arte (Rua dos Andradas, 1780 – Centro – telefone 32259189).
QUANTO: Entrada franca.
Por: Lauro Ramalho