Lançamento de Arte da Loucura acontece no Hospital Psiquiátrico São Pedrono dia 18 de dezembro

Vencedor do I Prêmio Diversidade RS – na categoria Direitos Humanos,documentário mescla entrevistas e registro dos três meses do projeto deResidência Artística do grupo de teatro italiano Accademia Della Follia.

O trabalho desenvolvido dentro Hospital Psiquiátrico São Pedro, em 2013, é resultado do registro da Residência Artística do grupo de teatro italiano Accademia Della Follia, realizado com integrantes da companhia e artistas loucos, estudantes e trabalhadores da área da saúde mental.do hospital. Daí também surgiu o espetáculo *Azul como Liberdade*, apresentado no dia 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial.

cartaz2

A dupla de diretoras destaca que acompanharam o processo da residência e o espetáculo, produziram algumas cenas, recriaram para a linguagem audiovisual o texto teatral e realizaram entrevistas. Com este material desenvolveram o documentário, que trata a temática da loucura de forma inovadora, propondo uma reflexão sobre a importância da arte em sua abordagem terapêutica.

A companhia, que existe desde 1978, tem como temática uma sociedade sem manicômios e todos os seus integrantes são ex-pacientes psiquiátricos. A Accademia Della Follia foi fundada em um hospital psiquiátrico de Trieste e vê na loucura uma oportunidade e um talento artístico. O intercâmbio resultou, além da montagem e do documentário, na criação do grupo teatral *Nau da Liberdade*, com artistas profissionais, usuários-moradores e funcionários do HPSP, que seguem se reunindo três vezes por semana nos espaços do próprio hospital.

mirela_karine_credito_eneidaserrano

Mirela salienta que existe uma articulação entre arte e loucura capaz de tornar a expressão artística em um importante recurso de inserção social, aliado às práticas de  desinstitucionalização do atendimento, preconizada pela Reforma Psiquiátrica. Como exemplo, um paciente do HPSP, cujo diagnóstico exclui a possibilidade de cura, e que, envolvido nas oficinas para a encenação da peça *Azul como a Liberdade*, desenvolveu a capacidade de apresentar toda a peça em condições de igualdade em relação aos artistas profissionais.

Já Karine, afirma, “pretendemos trazer à tona a discussão sobre a singularidade e o processo de implantação de uma sociedade sem manicômios. A inserção social pode e deve estar relacionada ao contato e produção da arte, da cultura e da comunicação. Durante o processo de realização da oficina, uma atmosfera de intensidade tomou conta do grupo, irradiando vida, desmistificando a loucura e abrindo possibilidade de novos encontros com a cidade. O processo de fazer o filme foi mais um incentivo à comunicação destas pessoas com a sociedade, e estimulou progressos ainda mais evidentes na vida deles”.

Claudio Misculin, diretor da companhia, fala sobre o trabalho desenvolvido. “Não existe método em arte, existe experiência. Tadeusz Kantor nos explicou que a arte é uma abertura permanente que não se pode viver sem a aceitação e a busca lúcida e deliberada do risco. O fator risco que escolhi para brincar dentro da arte é a loucura. Então o teatro se torna meio, instrumento de concreta e cotidiana mediação do objeto com outros sujeitos, aqueles que a sociedade chama de doentes. Como a gente fala de uma pesquisa entre teatro e loucura, que não exclui, mas ultrapassa o simples aspecto terapêutico, para recolher completamente e em profundidade a essência e a validade de tal método de trabalho, começamos a vivenciá-lo e a pensá-lo como instrumento eficaz para uma boa aproximação ao teatro, não somente para o louco, o outro, o diferente, mas também para o normal que queira ‘medir-se’ no teatro. O teatro é uma janela que permite a visão das contradições.”

Arte da Loucura* ganha lançamento simultâneo no Brasil e na Itália, já que o projeto nasceu por meio da cooperação internacional de profissionais dos dois países, além de sessões públicas de exibição em locais de vulnerabilidade social. O DVD do filme será distribuído para escolas, instituições públicas e na área da saúde com legendas em inglês, espanhol e italiano, linguagem de sinais e áudio descrição.