A atriz, cantora e artivista indígena Zahy Tentehar chega a Porto Alegre com o espetáculo Azira’I, que será apresentado nos dias 11 e 12 de outubro, no Teatro Simões Lopes Neto, dentro da programação da MIAC – Mostra Internacional de Arte Contemporânea.
De caráter biográfico e profundamente simbólico, o musical aborda a relação de Zahy com sua mãe, Azira’I, a primeira mulher pajé da reserva de Cana Brava (MA) e integrante da categoria dos Pajés Supremos dos povos Tentehar — título reservado a pessoas com saberes medicinais e espirituais altamente desenvolvidos.
A narrativa se desenrola em meio às tensões entre o mundo ancestral e o contemporâneo, retratando o vínculo entre mãe e filha em um contexto nordestino patriarcal, atravessado pelos desafios da colonização e pelas contradições da modernidade. Ao mesmo tempo em que é escolhida para herdar os dons de pajelança e comunicação com os Mairas, Zahy também se torna o espelho das frustrações e resistências de sua mãe diante de um ambiente opressor.
Natural da Aldeia Colônia, na reserva indígena Cana Brava (MA), Zahy é uma das vozes mais potentes do artivismo indígena contemporâneo. Filha da pajé Azira e mãe de Kwarahy, é atriz, performer, cantora e fotógrafa. Aos nove anos passou a dividir sua vida entre a aldeia e o município de Barra do Corda, por conta dos estudos, e aos 19 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde viveu na Aldeia Maracanã e iniciou sua carreira artística.
SERVIÇO
- 📅 Quando: 11 de outubro, sábado, às 21h e 12 de outubro, domingo, às 18h
- 📍 Onde: Teatro Simões Lopes Neto (Rua Riachuelo, 1089)
- 🎫 Ingressos: a partir de R$ 20
- 🔗 Venda antecipada: Clique aqui para comprar

