Entre os dias 3 e 5 de outubro, Canoas será palco da 5ª edição do Festival Internacional de Danças Urbanas (Fidu), um dos mais importantes encontros da cultura hip-hop no Rio Grande do Sul. O evento, que acontece no Colégio La Salle, reunirá bailarinos, professores, coreógrafos e amantes da dança em uma intensa programação de aulas, batalhas, apresentações e workshops, celebrando a diversidade e a força da arte urbana.
A abertura deste ano ficará a cargo da bailarina e professora canoense Carol Fossá, referência no cenário da dança no estado. No dia 3, às 9h, Carol ministra uma aula especial de hip-hop que promete marcar o início da programação com muita energia. Reconhecida pela trajetória dedicada ao estudo e à conexão entre diferentes linguagens da dança, a artista garante uma experiência vibrante, unindo técnica, musicalidade e expressão corporal.
“Será mais um marco na minha trajetória com a dança, a arte que escolhi viver. Estar em um festival tão importante para a cena das danças urbanas, e ainda na minha cidade, é estar em constante movimento, onde quer que eu esteja”, afirma Fossá.
Multiartista formada em Dança pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Carol atua como professora, coreógrafa e diretora artística em Canoas e leva sua arte também para outros palcos do Brasil e do mundo.
À frente da Casa da Art – Escola de Dança de Canoas, ela assina a direção de espetáculos, promove workshops e constrói vínculos por meio da dança, conectando técnica e sensibilidade. Sua carreira inclui passagens marcantes pelo Canoas Coletivo de Dança, onde brilhou como primeira bailarina no espetáculo WhatsApp para Shakespeare, apresentado no Teatro Municipal de Niterói, em parceria com a Companhia de Ballet de Niterói e direção de Carlota Albuquerque.

