parte 2
“A atuação da dança no em torno da escola canoense, por exemplo, ampliou seu espaço de promoção a partir de adaptações no formato pedagógico e relacionamento da escola com a comunidade. Segundo o Relatório Delors (1998), difundido pela UNESCO em seus quatro pilares da educação – aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer – a educação formal orienta-se basicamente, para o conhecer e, em menor escala para o fazer. As outras aprendizagens ficam a depender de circunstâncias aleatórias fora do âmbito do ensino estruturado.
Nesse sentido, assinalo o protagonismo canoense, pois desde 2009 com a chegada de politicas publicas afirmativas como o Território de PAZ e programas como Mais Educação além do fomento da mídia possibilitou-se a participação cidadã de centenas e centenas de crianças e jovens e dançarinos que embalados por músicas clássicas e populares, danças e expressões deste campo tão dinâmico que é a cultura, profetizaram nos espaços da Cidade uma série de companhias de dança. Logo diferentes grupos, bailarinos, pessoas de cotidianos comuns descobriram outros caminhos, e chegando as universidades, entre tantos espaços e assim formaram novas famílias, novos núcleos, alterando o paradigma derrotista, possibilitando novas vivências, outras experiências, transformando, salvando vidas por meio da dança.
As historias e impactos que vamos relembrar nesse documento, estão contextualizado em relação ao ensino não formal, formato de educação na qual destaco as seguintes características: o caráter voluntário, a promoção da socialização, os conceitos de solidariedade, o desenvolvimento, o foco do resultado e a mudança social, não encontramos tanta formalização e pouco hierárquica, favorece a participação por meio da mobilização, proporciona a investigação e projetos de desenvolvimento, assim como consiste, por sua natureza, participações descentralizadas, mais emancipatórias e democráticas. “