A dança pela existência

A dança está em todos os lugares , na economia , na cultura , na educação e na religião. Vamos aos poucos contar histórias e curiosidades da dança e de pessoas que a fazem para os palcos ,ruas e no folclore. Eu não gosto da Dança sou PARTE DELA!

 

 

A DANÇA PELA EXISTÊNCIA:

um legado estético pela transformação de famílias, escolas e comunidades em Canoas

por RUBIÉLSON MEDEIROS

É conflituoso  limitar teorias, cenas, vivência e experiências para então descrever e fundamentar minha relação com dança, com as pessoas, com a cidade de Canoas.

Há  15 anos  venho organizando informações e registros de minha existência pelo enveredamento à dança os quais reúne material em torno de pessoas em grupos,   parte da  educação  tanto no âmbito formal e no não formal, nas relações culturais com a Cidade, na geração de trabalho e renda ligada a economia local, nas famílias, no folclore, na arte, na religião, pelos impactos na saúde e no apoio àqueles e aquelas em estado de marginalização.

1979665_10152813094249509_1698458074518737877_n

 

 

Nessa breve apresentação,  deixo aqui  minhas   reflexões e  alguns   exemplos  de pessoas  e projetos relacionados  à  dança, mas de modo especial a potencia da mesma na transformação de vidas, sendo eu um exemplar disso.

A  dança  está em todos os espaços e quadrantes da Cidade. Ela   está na  vida das pessoas,   desde muito pequenas e, fortemente, aparece nas relações  com   a família.

A dança na cidade de Canoas, nos últimos quatro anos, também está se manifestando em abrigos, acolhimentos provisórios e na formação de  indivíduos em espaços de proteção e destituição do poder familiar. Hoje é possível percebê-la nas ruas, nas igrejas, no esporte, nas lanchonetes e clubes, em frente à televisão , com os amigos e, claro, num importante e principal referencial  de espaço da comunidade:  na  escola pública.

 

 

Parte 1

Rubielson Medeiros

Comunicador e coreógrafo, fundador do Canta Brasil, sócio fundador da produtora Da Mathias Entretenimento, profissional da dança premiado pela Unesco na Área da Comunicação.