Parte 1
Cena 1. Amigos, num bar qualquer , num show qualquer, numa roda de bate bapo qualquer, numa cidade qualquer, conversam sobre música, sobre o que curtem ouvir, e o que curtem tocar, as afinidades vão aumentando e decidem fazer um ensaio juntos. vamos montar uma banda?!
Cena 2. Colegas, de escola, conversam sobre música, sobre um show, sobre um dvd, sobre um show que foram juntos, sobre uma banda que outros colegas montaram, as afinidades vão aumentando e decidem fazer um ensaio juntos. vamos montar uma banda?!
Cena 3. Garoto/Garota ou até mesmo um garoto & garota, numa página de relacionamentos, conhece uma galera, que curte a mesma coisa que ele/ela ou Ele&Ela ( não a revista, a pessoa) as afinidades vão aumentando e decidem fazer um ensaio juntos. vamos montar uma banda?!
Cena 4. Garoto/Garota, ou Garoto&Garota toca em casa, curte música e é intimado, convocado por outros para fazer parte de uma banda, de um projeto, como ele/ela ou Ele&Ela ( não a revista, a pessoa) não tem mais coisa alguma pra fazer na hora vaga, decide entrar na barca junto, as afinidades vão aumentando e decidem fazer um ensaio juntos. vamos montar uma banda?!
OK, uma Banda, duas, três, quatro, cinco, ou quantas pessoas quiserem, não interessa, quem nunca sonhou em ter uma banda? quem nunca sonhou em ter a música no seu dia a dia? quem nunca quis fazer um show? quem nunca pensou naquela garota/garoto ou Garoto&Garota ouvindo a SUA Música? quem nunca imaginou, por mais vergonha que uma pessoa possa ter, de um dia sua música tocar no rádio? de outra pessoa escutar vc , e quem sabe, gostar da sua música! já pensou nisso? quem nunca sonhou em Lançar um disco!/ Uau! Um disco com as suas músicas! quem nunca imaginou que um dia a sua banda, virase uma banda clássica de rock? porque não?
Pois bem, quase 99% das bandas acabam antes de chegar a tocar no rádio, sabiam disso? elas não conseguem vencer as 10 etapas de vida de uma banda, claro, é muito difícil, afinal, as pessoas montam uma banda pra se divertir, e a diversão pode começar a encher o saco, e não ser mais divertido, caminho lógico disso tudo é: vamos acabar a banda!
Mas vamos ver os momentos que as bandas acabam… os 10 mandamentos (ehehehehehe, 10 mandamentos é boa né?) que uma banda deve cumprir pra estar na ativa, se é que existe isso.
QUEM VAI TOCAR O QUE?
Ahhhhhh, tem banda que nem começa, já acaba, nossos quatro amigos Huguinho, Zezinho, Luisinho e Dudinha (um quarteto né? afinal a maioria das bandas que surgem são quartetos, mas pode ser uma dupla, um trio, quinteto, e assim por diante) Huginho é guitarrista, Zezinho Também, um quer que o outro cante, não chegam a um acordo, e o projeto não sai do papel, ou melhor nem chega ao papel, pronto!
Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…
PRIMEIRO ENSAIO.
Muitas bandas acabam depois deste dia fatídico, o Primeiro ensaio, alí, a música que eles sonhavam em fazer vira uma alegria ou um pesadelo, muitos, mas muitos, terminam o ensaio não com a frase clássica:
– Quando marcamos o outro ensaio?
e assim:
– Beleza galera, quando der a gente se fala de novo!
Nunca maissssss… mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…
PRIMEIRA MÚSICA.
Fizeram um som, alguém trouxe a idéia de um som, pra banda tocar, alguns participam da criação, outros não, na hora de dizer de quem é a música, quem fez, quem não fez, a discussão começa, ânimos exaltados, um chega e diz:
– Olha, não vamos brigar por causa disso, vamos colocar o nome de todos no som?
ou:
– Olha, foi o fulano quem fez a letra e quando escreveu, já tinha o som na mente, a música é dele , ok?
Mas:
– Galera, já estamos brigando, vão se f… vcs, eu tô fora!
e também:
– Esta música tá uma m… vcs disseram que era pra fazer um som parecido com Ramones, The Cure, Legião Urbana, e este som é um pagode, tô Fora!
É… mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…
PRIMEIRO SHOW.
– Seguinte pessoal: Nosso show é amanhã, vamos impressionar a todos, todo mundo de preto amanhã tá, calça preta, meia preta, camisa preta, e se usar cueca, cueca preta também tá? Beleza! (respondem todos)
No Outro dia, Huguinho, vem com uma camisa branca, alva, clarinha como a neve, cheirando a Omo com amaciante de roupas fofo, pronto! a merda tá feita.
ou então:
Zezinho se mostrou um verdadeiro estúpido no show, só falava merda no microfone, queria aparecer mais que a banda, conseguiu duas coisas, fez um show de merda e acabou a banda naquela noite mesmo, quem vai tocar com um cara assim?
ou então
Luisinho bebeu pra tomar coragem, nunca fez show na vida né? no meio do show, no meio do solo, no meio da música, descobriu que aquilo não era pra ele,pô! o cara é tímido demais:
– Não quero ficar com uma luz apontando pra mim, não quero ficar na parte clara do show, enquanto a galera na parte escura fica me olhando, será que estão gostando? será que tão falando mal de mim? será que eu estou tocando bem, aposto que aquele f… da p… alí tá pensando: O Luisinho é um b… mesmo, não toca nada.
Termina o show e o Luisinho consegue duas coisas. Dois dentes a menos na boca e acabou a banda naquela noite mesmo…
Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…
VAMOS FAZER UMA DEMO?
ahahahahahah, aí que a porca torce o rabo de vez.
Muitos amigos que montaram suas bandas, acabaram na demo (demo = demonstrativo, fita demo, cd demo, é o cd que vc faz antes de gravar \”nas Ganhas\” o disco de verdade, é um disco que tu faz pra escolher as músicas que serão gravadas valendo, ás vezes as demos ficam tão boa, que acabam se tornando o disco de verdade, mas é RARO).
A demo ficou horrível. a banda acaba, vamos juntar uma banda pra gravar a demo? pronto, falou em colocar grana na parada, a banda acaba, vamos gravar num estúdio bacana, pronto, a banda junta a grana, mas \” travaram\” na hora de gravar, e o vocal, o Dudinha (vocal com nome de Duda é dose né?) cantou tão desafinado, que a demo não serviu pra nada, pronto!
Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…
VAMOS GRAVAR UM DISCO?
Mas a Demo pode ficar boa, claro né? aí se decide fazer o tão sonhado disco, procuram gravadora, procuram selo, procuram contatos, e nada, ninguém quer gravar, bancar a gravação, a banda decide bancar a gravação, aliás, mesmo as grandes gravadoras, hoje em dia, querem que a banda grave o disco, por conta, e eles lançam, prensam, distribuem e vendem o seu disco, te dando uma porcentagem de venda, que \”raramente\” chega a 10% do preço de venda pro lojista, ehehehehehe, éééééééé meu amigo/ amiga ou Amigo&Amiga, não é mole não!
E na hora de ver quanto sai a parada, vem uma conta com muitos zeros, mais zeros que vc pensava, aí Zezinho nao quer pagar, Huguinho quer que todos paguem, mas não tem grana agora, o projeto do disco vai pra geladeira, e a banda decide dar um tempo. aí já era.
Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…
Parte 2
VAMOS DAR UM TEMPO NA BANDA PRA TERMINAR A FACULDADE?
Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii,ai, ai,ai,ai
Em cima, embaixo e puxa e vaiiiiiii
Como diz a letra profunda aí em cima, se alguém da banda vem com a idéia sugestiva do: – Vamos nos formar primeiro, depois voltamos com a banda? te prepara meu amigo, foiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.
Tecnicamente falando, seriam 4 anos, e depois tudo ok, voltamos com as guitarras certo? Erradooooooooooo.
4 Anos é um tempo muito grande na história do Rock de uma banda, pode-se lançar 4 discos, um por ano, pode-se fazer muitos shows, viver muitas coisas, estes teus 4 anos parados, quando tu voltar, SE VOLTAR, serão quatro anos atrás, tu volta, com a pegada de quatro anos atrás, e se tu não for muito galo, o que pouca gente é, tu volta atrasado, sem o pique, e não consegue recuperar o tempo perdido.
O Pior de tudo, quem te garante que quatro anos depois, os membros da banda vão querer tocar contigo? hum? pensou nisso?
Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…
EFEITOS EXTERNOS (ou síndrome de Yoko Ono)
Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, como o nome diz, EFEITOS EXTERNOS, são coisas que vem de fora e interferem na banda, mas não é clima, relevo e vegetalção, não, efeitos externos são pessoas que interferem na banda, não o Huguinho, o Zezinho, o Luisinho e o Dudinha, mas pessoas que põe uma \”pilha fraca\” na história.
Parentes, amigos, ele, ela, Ele&Ela ( não a revista, a pessoa), enfim, chamo isso de Síndrome de Yoko Ono, pois ficou célebre a tese de que a Mulher do John Lennon, Yoko Ono, teria sido a causadora do fim dos Beatles, claro que não foi, mas a tal síndrome de Yoko Ono, quer dizer isso, que uma pessoa de fora, acaba influenciando a banda a acabar, por não conseguirem conviver com este \”ser estranho\”, pode ser qualquer pessoa, deixamos isto claro aqui.
Vem o HUguinho e diz:
– Ó a Telminha vai assistir nossos ensaios.
Depois:
– Ó A telminha, não curtiu esta música.
– Ó a Telminha toca violão, ela vai tocar este som com a gente.
– Ó a Telminha vai viajar com a banda.
– Ó Vamos dividir o que a gente ganha com a Telminha Gente!
– Pessoal, nosso quinteto agora (antes eram quarteto) vai se chamar a TELMINHA MAIS QUATRO.
Pô TELMINHA… Não fódiiiiiiiii!
Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…
SAINDO DE CASA.
– Cara, conseguimos tocar em alguns lugares, tá bacana, vamos nos mudar pra capital!
Um amigo meu de uma banda GRANDE, uma vez caiu neste papo, foi pra São Paulo, com promessa de produtor, promessa de gravadora, de que lá iriam ser grandes, Imenso, Gigante, MUNAI, e… Necas, o cara trabalhou em tudo que é lugar, garçom, padaria, loja, mas show que é bom, necas, a banda resolveu dar aquele famoso tempo, alí do exemplo acima citado, e até hoje não voltou.
Ora Bolas, se tu tem internet, tu tem assessoria de imprensa, produtor local (que trabalha teu disco, teus shows, por cada região), Myspace, Facebook, orkut, twitter, etc… pra que tu tem que largar o que tá funcionando e tomar uma ruim fora do teu lugar? muitas bandas do RS que \” Tão acontecendo em São paulo, Rio de Janeiro\” serão os futuros funcionários de loja, restaurantes e padeiros do amanhã, claro que tu tem que tentar sempre investir, mas largar tudo pra investir no que tu não sabe, é juca demais né? a não ser que tu não tenha nada solidificado no teu estado, aí pra quem não tem nada, nada vezes nada , é nada né? aí pode tentar sem se preocupar, em viver em SP, RJ, Miami, NY Ou London.
Como dizia um outro músico aqui de Porto Alegre, que muitos conhecem, pois tem um sotaque muiiiito Pôôôrto alegrennnnnnnsee.
Saiu de Porto
Foi Pra London Lavar Plates.
Eu não vou dizer quem é, nem amarrado.
Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…
SÍNDROME DO SEGUNDO DISCO (ou banda de Um HIT só)
Gravaram o primeiro, foi bacana, rolaram shows, foi bacana, uma das músicas do disco estourou? fez sucesso, chamou a atenção? UAU! estamos no caminho certo, vamos de novo?
Aí está a prova dos nove.
Muitas bandas não conseguem gravar o segundo disco, muitas, mas muitas mesmo.
O primeiro até algumas conseguem chegar, pelas facilidades de se gravar hoje em dia, mas fazer repertório pra segundo disco, e este disco sair bacana, é coisa pra poucos, pouquíssimos, eu diria, geralmente o primeiro disco vc teve tempo para compor, tempo pra catar inspiração, experimentar, se ele deu certo, o segundo disco, é composto na estrada, nos intervalos de show, e aí tua mente tem que estar a mil, catando inspirações diferentes, acordes diferentes, pra ter um disco criativo, e quando lança ,corre o risco do menino, menina ou Menino& Menina, pegar o disco , escutar, e largar aquela frase talhada a ferro e fogo:
– Bah, o som da banda mudou!
Féééélaa da puhhhh…..
O Neguinho se fode, um ano, um ano e meio, tocando, trabalhando, tendo que ver o Lula falar besteira no jornal, na TV, e quando lança um disco, suado, sofrido, vem um demônio da garoa e tasca uma frase desta? \”que esculhambação meu amigo!\”
ahhhhhhhhhh, mas queria viver artisticamente falando né? vai ter que se sujeitar a isso, mas pra tudo, o tempo é um ótimo remédio, o disco ruim de hoje, pode ser um clássico de amanhã, ou não, mas quem corre o risco é vc.
Aí, sempre vem um da banda e tasca:
– Vamos fazer coisas pararelas, pra inspiração, vamos viajar.
Pronto.
Mais uma banda acabou no mundo, e vc nem ficou sabendo…
FIM
Nota do autor:
Vou contar uma história que rolou comigo, pra mostrar a realidade da situação.
Quando lançamos nosso segundo disco em 1999, chamado \”Sangue, Ouro e Pólvora\” , um cara, que era fã da Tequila, me encontrou num show e lascou:
– Pô, Este som de vcs que tá tocando nas rádios (Velhas Fotos) não tem nada a ver com Tequila Baby, pô, é nada a ver mesmo, me decepcionei com esta música, só vim no show, porque curto vcs, os sons antigos, este não vai dar em nada, vcs vão ver.
Em 2009, VELHAS FOTOS, foi escolhida pelo público, como a melhor música de Rock Gaúcho de todos os Tempos.
O Cara da frase? volta e meia tá nos shows, bem feliz da vida.
O Tempo, ainda é o melhor remédio meus amigos.
Duda Calvin