Cadê a música do RS?

Ano Passado lancei um projeto de cultura, pra responder uma pergunta que um amigo meu me fez á queima Roupa  em Agosto de 2013: _ Duda, por que o Rio Grande Do Sul não Lança mais tantos artistas novos quanto nos anos 90?

Pensei  em dizer uma resposta óbvia, tipo: por que as bandas dos anos 90 tinham mais pretensão em ir mais longe, tocar em rádios, lançar bons discos, vender muitas cópias, coisas que depois dos anos 2000 diminuíram muito com a queda da indústria fonográfica no Brasil, ou talvez, porque cada banda tocava um estilo diferente de música, sem seguir um modismo. A Tequila baby faz um som diferente dos Acústicos e Valvulados, que é diferente da Ultramem, que é diferente da Comunidade Nin-Jitsu, que é diferente da Bidê  Ou Balde, que é diferente da Reação em Cadeia,  que é diferente da Cachorro Grande,  que é diferente do Armandinho e assim por diante, só pra citar algumas das bandas dos anos 90.

 

Mas a resposta era mais complicada que eu julgava…

10745117_10202900844867771_258268433_n

 

Lançamos mais bandas  hoje do que naquela época, mas, menos bandas chegam lá e não conseguem seu lugar ao sol. A cada ano diminuem o número de leitores de jornal impresso, diminuem o número de ouvintes de rádio, e de telespectadores de TV aberta. Faça o teste: quantas pessoas com você leram jornal impresso hoje? Quantas ouviram rádio? Quantas viram TV? Poucas, mas quantas acessaram Facebook, Instagram e twitter? MUITAS, cruzei dados e descobri  quantas bandas ganham um cachê razoável por show, quantas são dos anos 80/90/2000 para cá, como se divulgava o trabalho naquela época e como se divulga hoje, quanto tempo demora para se divulgar um show e ter sucesso de bilheteria. Criei então uma palestra que se chama CADÊ A MÚSICA DO RS??? CADÊ NOSSA CULTURA???  Esta palestra  levei pra mais de 55 cidades, algumas passando duas vezes, e o público aumentando, pois ela seve pra música, teatro, livro e cultura no geral. Com tanta coisa que vi, ouvi e li, de pessoas que vocês não tem a menor ideia do que estão produzindo neste exato momento, e tive uma certeza: NOSSO ESTADO TEM ARTISTAS MARAVILHOSOS!!!!! TEMOS QUE CONHECÊ-LOS !!!!!

Vamos mostrar isso aqui, com certeza!!!!!

Duda Calvin

Vocalista da banda de Punk Rock Tequila Baby, Duda Calvin também é professor de história formado pela UFRGS e recentemente na PUC.