Samsung Best of Blues proporciona noite de culto à lendas da música em Porto Alegre

Zakk Wylde / Foto: Fabiano Panizzi

Texto: Filipe Pacheco

Aconteceu no final da tarde e inicio da noite deste sábado (26), em Porto Alegre, a terceira edição do Samsung Best of Blues, no Anfiteatro Pôr do Sol. O festival contou com nomes como Kenny Wayne Shepherd e Zakk Wylde. Segundo a organização, cerca de 40 mil pessoas compareceram ao evento.

Os shows começaram por volta das 18hs com a banda gaúcha Stones Blues Band apresentando versões recheadas de blues instrumental para clássicos dos Rolling Stones, como “Miss You”, “Paint it Black” e “Sympathy For The Devil”. Apesar da boa presença de palco, o show foi pouco interativo, deixando o público morno.

Logo após, subiram ao palco as irmãs Tatiana e Nina Pará, com uma apresentação marcada por longas jams em uma mistura de Blues e Heavy Metal. Com algumas músicas autorais, a dupla foi bem recebida pela plateia, principalmente quando arriscaram introduções de “Crazy Train” (Ozzy Osbourne), “Back In Black” (AC/DC), além de uma versão própria de “Frankenstein”, de Edgar Winter. Ambas dominam seus instrumentos muito bem. Segundo elas, essa foi a primeira vez que apresentaram esse formato de show em que tocam apenas as duas com guitarra e bateria.

Kenny Wayne Shepherd / Foto: Fabiano Panizzi

Depois de uma pequena pausa para organizar o palco, lá estavam Kenny Wayne Shepherd e sua banda. O show foi marcado por um setlist que intercalou entre músicas instrumentais, como “Trouble Is…” e “Shame, Shame, Shame”, e algumas do seu último lançamento (‘The Traveler’), como “Woman Like You” (vocais de Noah Hunt) e “I Want You”. O guitarrista tocou ainda um dos seus maiores sucessos, “Blue on Black” e um cover de 20 minutos com solos de guitarra, piano e trompete, em “Voodoo Child”, de Jimi Hendrix. A banda foi bem recebida pelo público que se empolgava com a presença de palco de Kenny e seu extraordinário talento com sua guitarra Stratocaster, típica de um velho Blues.

O show mais aguardado da noite começou por volta de 21h e 15 min. A plateia gritava pelo nome de Zakk Wylde enquanto uma introdução com uma mistura de Led Zeppelin e Black Sabbath tocava nos PA’s. Apesar de estar em companhia da sua banda, Black Label Society, o setlist foi composto majoritariamente por covers.

A banda entrou no palco mandando uma versão pesada de “Whipping Post”, do The Allman Brothers Band. Logo em seguida, emendaram “The Ocean”, do Led Zeppelin, e a clássica “Crossroads”, de Eric Clapton. Zakk seguiu apostando em versões com guitarras pesadas em “Still Got The Blues”, de Gary Moore, e um mashup que juntou “Red House” e “All Along the Watchtower”, onde Jimi Hendrix foi mais uma vez invocado.

O auge do show foi quando a banda introduziu, com os clássicos sons de sirene, o hino do Black Sabbath, “War Pigs”. O público cantou junto a música inteira e foi ao delírio com a batalha de solos com guitarra nas costas entre Zakk e Dario Lorina. O show teve momentos de cansaço devido às grandes jams da banda, porém, foram superados pela interação de Wylde com o público e seu carisma que agradou fãs e quem não os conhecia.

Foram quase quatro horas de solos de guitarra e homenagens a lendas da música. A quarta edição do Best of Blues ficará marcada na memória de Porto Alegre e de todos os amantes de Blues e Rock N’ Roll.

Texto: Filipe Pacheco