O ÊXODO – Ou Como os Artistas do RS estão tentando a vida fora do Estado

Sabemos que Moisés Guiou o Povo de Israel pra fora do Egito, mas quem está guiando os Gaúchos que trabalham com Mídia, com arte, com eventos, com cultura no geral na sua forma mais ampla de compreensão, pra fora do Rio Grande do Sul?

A Grande Mídia que não dá o real e merecido espaço pra arte feita no RS? Sartorão da Massa que tá dando exemplo de como  detonar com os poucos espaços pros nossos artistas mostrarem seu trabalho ( Programa Radar da TVE, por exemplo ) ? ou as prefeituras do nosso Interior ( que a Exemplo de Santa Cruz do Sul fez uma Oktoberfest onde nenhum artistas do RS se apresentou no palco principal )? Ou a Recessão Econômica vivida pelo RS? Ou Os Artistas estão produzindo menos por estar sem grana ou sem saber como lançar e divulgar seu trabalho?

Este ano vimos Jornalistas, produtores, e uma multidão de artistas atravessarem o Mampituba para tentar a sorte em outros estados, e você pode estar se perguntando: mas as bandas mais conhecidas do RS estão aí, não se mudaram! OK, mas não estamos falando das poucas bandas ou músicos do RS que são os mais conhecidos, estamos falando dos artistas novos, gente que você não conhece, mas que realmente faz movimentar a cena das cidades, ou você acha que Santa Cruz do Sul só tem a Oktoberfest? E depois fecham as portas da cidade e nenhum outro show acontece? O que movimenta a vida cultural das cidades são os outros shows, de novos artistas, de gente não tão conhecida assim pra você, mas que esquenta “A NOITE” das cidades.

Muitos destes novos artistas, dos novos produtores, dos Jornalistas, etc…  estão esquentando a Noite de alguma outra cidade do Brasil neste exato momento, hoje ou amanhã teremos algum evento, criado, executado, ou escrito por algum gaúcho que teve que tentar a sorte fora daqui, claro que isso não é novidade, sempre rolou, mas agora em uma quantidade nunca vista anteriormente,  o Êxodo existe, tá aí e não pode ser ignorado.

Bom, onde o dinheiro não está circulando, não há investimento,  é uma das máximas da economia,  a produção cultural no RS está numa encruzilhada, como produzir e pra que?

“Os Músicos do RS vão lançar suas músicas novas aonde?” ótima colocação do amigo Paulo Inchauspe referindo-se ao fato das rádios do estado estarem estagnadas para negócios de permutas e eventos com os artistas locais.

Como disse, acho que não existe um culpado, existe uma junção de fatores, a história mostra que sempre depois de uma grande recessão surge um período super criativo, espero que este 2016 termine e com ele esta recessão, e que 2017 a criatividade apareça neste nosso Estado, em todas as Áreas.

ALÔ NOVOS PREFEITOS, EVENTOS COM ARTISTAS DO RS EM 2017 BELEZURA!?

 

Por: Duda Calvin

Duda Calvin

Vocalista da banda de Punk Rock Tequila Baby, Duda Calvin também é professor de história formado pela UFRGS e recentemente na PUC.