Cinema para ouvir – Leia crítica do filme “João, o Maestro” feita por Israel Lee

Critica

"A vida sem a música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio”. A frase, do filósofo Nietzche, não aparece no filme, mas ilustra perfeitamente a cinebiografia sobre João Carlos Martins. O que se vê na tela nas quase duas horas de projeção é a luta obstinada de um homem para conseguir desempenhar sua vocação de vida: a música. Aliás, é a música que costura, alinhava e surge como grande protagonista do roteiro.

Três atores se dividem no papel de Martins: Davi Campolongo o representa na infância, Rodrigo Pandolfo na juventude e Alexandre Nero na maturidade – fragmento de maior carga dramática da história. Todos se saem bem e conseguem transmitir a perseverança do personagem ao driblar diversos percalços físicos durante sua excepcional trajetória artística.

Talvez um dos grandes defeitos do filme seja ser previsivelmente pomposo, reforçando o senso comum de que o universo da música erudita é um ambiente sóbrio e refinado. Os planos comportados, a fotografia escura e os cenários em tons sempre neutros entediam um pouco o espectador. Com roteiro e direção de Mauro Lima (“Tim Maia” e “Meu nome não é Johnny”), o filme poderia ousar ser mais pop, já que o retratado quebrou paradigmas e, personalidade conhecida, sempre destoou da figura clichê do pianista tradicional. O poder de reinvenção do personagem justificaria um filme mais inventivo e sedutor.

Algumas cenas, como do jogo de futebol ao som de música clássica e outra em que Martins é avisado da vontade dos vizinhos para que ele ensaie de janelas abertas no apartamento, por mais que bonitas, acabam soando artificiais na edição.

O filme é correto e, em tempos sombrios em que a arte vem sendo tão menosprezada, importante. Mas cinema é magia, e esta às vezes não acontece. Talvez, como em um concerto, mais do que assistir, “João, o Maestro” seja para se ouvir. E por mais que tenha a seu favor bons atores e o fascínio que a música provoca em todos, desperdiça as chances de aprofundamento e se contenta em ser apenas um grande filme para uma futura Sessão da Tarde.

 

Título do filme: João, o Maestro

Direção: Mauro Lima

Elenco: Alexandre Nero, Alinne Moraes, Caco Ciocler

 

Por: Israel Lee