Quinteto Persch se apresenta no Ecarta Musical

Foto: Carlos Muzi

Para a última apresentação de novembro, o projeto Ecarta Musical, da Fundação Ecarta, traz, no sábado (25.11), o grupo de arcodeonistas gaúcho Quinteto Persch. O grupo vai mostrar obras de compositores brasileiros, sendo algumas delas registradas em Brasileiríssimo, terceiro álbum dos acordeonistas.

O quinteto é o único grupo no país com formação instrumental em música de câmara e tem proposta artística voltada de forma exclusiva ao acordeon. Para a apresentação, que tem entrada gratuita, o grupo selecionou obras de Henrique Alves de Mesquita, Radamés Gnattali, Ernesto Nazareth, César Guerra-Peixe, Otavio de Assis Brasil e Toninho Ferragutti.

O espetáculo inicia às 19h, na Ecarta (Av. João Pessoa, 943), e o grupo, que completou 18 anos, é formado pelos músicos Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e por Luciano Rhoden.

Um pouco mais sobre o quinteto e os músicos:
Quinteto Persch – tem três CDs lançados e já realizou mais de 260 concertos. Entre as conquistas, ganhou dois Prêmios Funarte de Concertos Didáticos, seis Prêmios Açorianos de Música e o Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica. O grupo já se apresentou nas regiões sudeste, centro-oeste e nordeste do Brasil e no Uruguai.

André Machado – compositor e arranjador, é especialista em Educação Musical para Professores da Educação Básica. Além disso, é professor de Música na rede municipal de ensino de Porto Alegre e atua em diversos grupos de folclore, participando em festivais e encontros de música.

Adriano Persch – músico e professor da Fundação Municipal de Artes, de Montenegro (Fundarte), onde coordenou duas edições do Encontro de Acordeonistas. Estudou acordeon com o professor Oscar dos Reis, de Caxias do Sul.

Daniel Castilhos – solista convidado da Orquestra de Câmara Fundarte e da Orquestra de Câmara da Ulbra. É graduando em Música e atua no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre, além de desenvolver projetos de música de câmara com diversas formações instrumentais.

Ezequiel de Toni – também estudou acordeon com o professor Oscar dos Reis. É professor de acordeon, em Bento Gonçalves, e participa em diversos grupos de folclore, festivais e encontros de música.

Luciano Rhoden – professor de acordeon na Fundação Municipal de Artes, de Montenegro (Fundarte), e no Instituto de Educação, de Ivoti.

Serviço: 

O que: Quinteto Persch se apresenta na Ecarta
Quando: sábado (25.11), às 19h
Onde: Ecarta (Av. João Pessoa, 943)
Entrada franca
Outras informações: 4009 2970

 

Por: Renatha Morés