BatuKatu Grupo Artístico lança campanha de financiamento coletivo na Internet

Foto: Fabrício Simões

Visando à estreia do espetáculo “Baque Diferente”, no Teatro do Sesc, em Porto Alegre/RS, no dia 06 de dezembro próximo, às 20h, o Grupo Artístico do Núcleo BatuKatu lança campanha no site Benfeitoria (financiamento coletivo) e convida todos e todas a contribuírem para o sucesso deste evento, que marca os sete anos de existência do Núcleo BatuKatu. Para colaborar, os interessados devem acessar à plataforma pelo endereço: benfeitoria.com/baquediferente. 

A fim de promover a campanha, o Núcleo realiza neste domingo (26), às 11 horas, na Redenção, mais uma edição dos seus tradicionais Encontrões – vivências gratuitas dedicadas à experimentação de música corporal com livre adesão do público. Na abertura e durante o encontro, o Grupo Artístico BatuKatu fará intervenções especiais, apresentando algumas das performances de Baque Diferente e também músicas de Fernando Barba, diretor do Barbatuques, grupo que inspirou a criação do BatuKatu e vários outros projetos pelo Brasil e pelo mundo afora. Na ocasião, o Grupo estará comercializando ingressos (para o espetáculo do dia 06) pelo valor promocional e ainda estará auxiliando quem desejar contribuir com a campanha por meio do site. 

“Baque Diferente” é fruto do trabalho de criação e performance de música corporal iniciado em janeiro de 2015 pelo Grupo Artístico BatuKatu.  Os recursos desta campanha serão destinados ao custeio de despesas básicas de produção e divulgação desta estreia. Caso atingida a meta inicial, a campanha segue e a verba extra se destina também à filmagem do espetáculo, objetivando oportunizar outras temporadas em 2018, e também algumas ações beneficentes como contrapartida aos apoiadores. 

O ESPETÁCULO! 

Há sete anos mediando a experiência de uma nova relação com a música, principalmente por meio de ações pedagógicas, o Núcleo BatuKatu apresenta em 2017 seu principal projeto dedicado à difusão da música corporal enquanto expressão artística. Fruto de quase três anos de pesquisa e experimentações, “Baque Diferente” é o primeiro espetáculo musical produzido no RS inteiramente concebido sem uso de instrumentos e baseado somente em percussão corporal e vocal, sapateado, canto e outros diferentes usos da voz. O sagrado (corpo como tambor), a natureza, a alegria e o encantamento, em contraponto com o ritmo insano da vida moderna, seus desencontros e desatinos, dão os matizes sonoros e visuais deste espetáculo criado e interpretado pelo Grupo Artístico BatuKatu, que pretende sensibilizar e envolver adultos e crianças com a linguagem fascinante da música corporal. Diversidade e divertimento regem o repertório, com músicas autorais, temas da cultura popular e também criações em tempo real, com jogos de improvisação inéditos e interações com o público e artistas convidados.

O GRUPO!

O espetáculo “Baque Diferente” é o terceiro projeto de performance protagonizado pelo Grupo Artístico BatuKatu. O primeiro chamava-se “BatuKatu On Tour” e estreou em São Paulo, em janeiro de 2015, com uma performance de rua assinada pelo quarteto formado por Cristiano Morales, Elinka Matusiak, Gustavo Toreti e Juliana Sapper. O Grupo seguiu dedicando pelo menos quatro horas semanais para ensaios e criação de repertório e realizando intervenções em eventos do BatuKatu, até que, em 2016, ganhou mais um integrante, Marcio Leonini, e mais desafios pela frente, formalizando a ideia de um espetáculo para ser apresentado em teatros, principalmente. O segundo projeto estreou em julho de 2017, na cidade de Caxias do Sul, motivado pela campanha em prol da recuperação do mestre Fernando Barba, fundador do Barbatuques. O show interativo intitulado “BarbatuKatucando” teve a participação de Andre Hosoi, e foi idealizado para homenagear e angariar fundos para o tratamento de saúde de Fernando.

Para saber mais sobre o trabalho e sobre os integrantes do Grupo, acesse: www.batukatu.com.br/p/batukatu-artistic-group

FICHA TÉCNICA:

Realização e direção: Núcleo BatuKatu e Epifanía Arte & Tecnologia

Produção executiva e assessoria de imprensa: Silvia Abreu

Operação de áudio: Rafael David

Operação e criação de luz: Marcelo Souzza

Arranjos vocais: Elinka e Grupo Artístico BatuKatu

Atuação e criação musical: Grupo Artístico BatuKatu (Cristiano Morales, Elinka Matusiak, Gustavo Toreti, Juliana Sapper e Marcio Leonini)

Fotografia: Cassio Pereira

Colaboração artística: Siomara Kronbauer (preparação corporal e cênica) e Pedro Consorte (consultoria musical)

APOIO CULTURAL:

Fecomércio/SESC-RS | Sesc Centro | Escola Técnica Estadual Parobé |Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing | Parangolé Bar  

SERVIÇO:

– A CAMPANHA:

Para colaborar, os interessados devem acessar a plataforma pelo endereço: benfeitoria.com/baquediferente. 

– AÇÕES PROMOCIONAIS – EVENTOS GRATUITOS.

Encontrão BatuKatu + Performances com Grupo BatuKatu dia 26/11 das 11h às 14h – Redenção – no Belvedere junto aos Pedalinhos .:.

Vivência Especial “SamBatuKatu” + Intervenções do Grupo BatuKatu, dia 02/12 das 10h às 13h – Feira Orgânica – Redenção

– O ESPETÁCULO:

“Baque Diferente”, com o Grupo Artístico BatuKatu

Dia 06 de dezembro de 2017, 20h

Teatro do Sesc (Avenida Alberto Bins, 665), Porto Alegre/RS

Ingressos a venda pelo site Benfeitoria ou pessoalmente com os artistas e nas ações promocionais dos dias 26/11 e 02/12   

Por: Silvia Abreu 50