Coldplay estreia em Porto Alegre com show para mais de 55 mil pessoas

Foto: Elon Nepomuceno

O sorriso estampado na cara de gaúchos, argentinos, chilenos, paranaenses e catarinenses nas longas filas para entrar na Arena do Grêmio, já prescindia o espetáculo que o Coldplay estava preparando. O lindo sábado de sol foi contemplado com um dos mais belos shows que Porto Alegre já viu, tanto estaticamente quanto energicamente. Segundo a administração da Arena, 59 mil pessoas assistiram a apresentação.

Após um atraso de 20 minutos, uma linda introdução com a música clássica “O mio babbino caro”, de Maria Callas, e uma fala de Charlie Chaplin no filme ‘O Grande Ditador’, o Coldplay subiu ao palco levando o público ao delírio. “A Head Full of Dreams”, música que da nome ao disco lançado em 2016 e a turnê, foi a escolhida para começar o show. Logo de cara já vimos fogos de artifício e papéis picados, todos coloridos. Em “Yellow”, o fã clube distribui balões amarelos e transformou a Arena azul em amarela. A sequência foi coroada com “Every Teardrop Is a Waterfall”, onde Chris Martin pegou uma bandeira do Rio Grande do Sul e exibiu para a plateia.

“The Scientist”, um dos maiores clássicos da banda, deu um tom romântico para o recinto. “Paradise”, outro hit, colocou o público para pular e puxar o “Oooooohhhh”. Destaque para os papéis picados em formato de borboletas. Agora no B-Stage, localizado na ponta da longa passarela montada em frente ao palco, o grupo tocou algumas músicas mais ‘relax’ como “Always in My Head”, “Everglow” e “Magic”.

De volta ao palco principal, o grupo puxou uma linda versão de “Clocks”, deixando a Arena do Grêmio nas cores de seu coirmão Internacional. Antes de tocar “Charlie Brown”, Chris pediu para que ninguém filmasse e viver o momento, algumas pessoas entenderam outras nem tanto. Uma sequência estrondosa com “Hymn for the Weekend”, “Fix You” “Viva la Vida” e “Adventure of a Lifetime” encerraram o primeiro set.

Na volta ao palco, os músicos precisaram caminhar no meio do público para chegar ao C-Stage, localizado na pista comum. No espaço eles aproveitaram para fazer alguns experimentos, então tocaram “Don’t Panic” e colocaram o baterista Will Champion para cantar “In My Place”, e ele se saiu muito bem. Assim como em São Paulo, Chris Martin chamou o DJ Jon Hopkins e cantou uma música em homenagem aos shows no Brasil e na Argentina, intercalando algumas frases em inglês e outras em português.

O grupo voltou ao palco principal e começaram a tocar uma música nova, exibida pela primeira vez em São Paulo e que os fãs chamam de “Life Is Beautiful”, mas a banda ainda não deu nome e nem detalhes sobre essa faixa. “Something Just Like This”, uma das músicas mais escutadas no verão de 2017, feita em parceira com o duo eletrônico The Chainsmokers, fez os fogos de artifícios voltarem ao espetáculo.

Com o show se aproximando para o final, Chris Martin chamou um fã vestido de elefante e cantou “A Sky Full of Stars”. Foi um dos momentos mais engraçados da apresentação, nem ele segurou o riso. Agora no piano, Chris agradece o público, a banda, sua equipe e encerra a apresentação com “Up&Up”.

O show foi intenso do início ao fim, a banda teve o cuidado de trazer toda parafernália para cá e nos proporcionou uma das mais belas apresentações que a capital gaúcha já viu. Chris Martin mantém a plateia na mão, interage em alguns intervalos entre as músicas, numa delas chegou a citar que gostaria de morar aqui no Brasil e no começo mandou um ‘Boa noite gaúchos’, levando a galera ao delírio. Obrigado Coldplay, voltem sempre.

ATRAÇÕES DE ABERTURA

A difícil tarefa de abrir o baita show do Coldplay em Porto Alegre ficou a cargo das cantoras Tati Portella e Dua Lipa. A gaúcha Tati tocou por 30 minutos, e mostrou alguns covers como “Dia Especial” (Cidadão Quem), “Tempo Perdido” (Legião Urbana) e “Palco” (Gilberto Gil). Também tocou o seu novíssimo single “Minha Verdade”, mas foi empolgar mesmo só quando cantou dois hits de sua antiga banda Chimarruts, “Do Lado de Cá” e “Versos Simples”.

A britânica Dua Lipa, assim como o Coldplay, também debutou em Porto Alegre. Ela cantou por 40 minutos, e mostrou 10 músicas no setlist. Entre elas estavam os hits “Scared to Be Lonely”, “Be the One”, “New Rules” e “IDGAF”. Apesar das fixas estarem tocando noite e dia na rádio, elas não conseguiram empolgar a galera.

Como uma boa turista, Dua Lipa passeou pelo centro de Porto Alegre na manhã de sábado. Ela aproveitou para fazer compras no Mercado Público e foi conhecer um espaço para tartarugas.