Exposição “Sombras no Sol” inaugura dia 11 de novembro na Fundação Iberê Camargo

No próximo sábado, 11 de novembro, a Fundação Iberê Camargo apresenta a exposição Sombras no Sol, que traz 41 peças do acervo – entre pinturas, desenhos, gravuras e documentos – que retratam a visão de Iberê Camargo sobre o Rio de Janeiro, cidade onde morou por 40 anos. A exposição, que tem a curadoria de Eduardo Haesbaert e Gustavo Possamai, fica em cartaz até 14 de janeiro de 2018, com entrada franca.

Ainda no sábado, a partir das 16h, acontece o Seminário Sob o Sol dos Trópicos: “Desvelando as brenhas e seus habitantes fantasma: Dimensões da brasilidade originária”, com José Otávio Catafesto, etnoarqueólogo, pesquisador e professor de Antropologia Social na UFRGS. Em sua fala, Catafesto avalia a questão indígena no Brasil contemporâneo a partir de referenciais como a violência dos centros urbanos, a centralidade dos referentes Ocidentais, a relação com a colonização e a devastação das florestas, a mestiçagem das culturas brasileiras e a falta de saber sobre a história de nosso país. As inscrições são gratuitas pelo link http://bit.ly/2lWfIAC. O seminário Sob o sol dos trópicos faz parte da programação paralela à exposição Vivemos na melhor cidade da América do Sul, em cartaz até o dia 17 de dezembro.

programação musical, a partir das 17h, fica a cargo do coletivo Bronx e do projeto 2Brothers_Live. O coletivo Bronx, formado por Clara Soarese Rhuan Santos, atua na música seguindo conceitos-chave como empoderamento, periferia, representatividade, liberdade, negritude e resistência, e traz músicas e sons inspirados na black music e suas variações brasileiras. Já o projeto 2Brothers_Live, composto pelo DJs e dançarinos Rômulo Ferreira e Ramon Ferreira, se destaca pelo estilo e sintonia entre os artistas e o público. O set do 2Brothers_Live é realizado em Open Format – estilo musical que perpassa vários ritmos musicais, do hip-hop ao Pop, mesclando brasilidades.

No domingo, 12 de novembro, a partir das 16h, a programação do Cine Iberê traz os filmes Quimera e Transeunte, do cineasta Eryk Rocha, em sessão comentada com a curadora e professora Gabriela Kremer  Motta. A sessão única e gratuita integra o programa Tabu | Éden | Quimera – atividade cinematográfica paralela às exposições Vivemos na melhor cidade da América do Sul e Sombras no Sol, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Ainda no domingo, ocorre mais uma edição do #músicamudatudo – Rádio Unisinos na Iberê, uma parceria entre a Fundação Iberê Camargo e a Rádio Unisinos.fm 103.3. Com coordenação do DJ e jornalista Porã e participação dos DJs Geraldo Oliveira e Rodrigo Brandão, que comandam o programa Grave & Groove, a programação traz ao público ritmos da Tropicália, MPB e outras referências ligadas a exposição em cartaz, que investiga noções contraditórias de tropicalidade, identidade nacional, corpo e violência, partindo da paisagem estética e política do Rio de Janeiro.

Em cartaz

Segue em cartaz até o dia 17 de dezembro a exposição Vivemos na melhor cidade da América do Sul, que apresenta obras de 28 artistas. Com curadoria de Bernardo José de Souza e Victor Gorgulho, a mostra parte da canção Baby, de Caetano Veloso, para investigar noções contraditórias de tropicalidade, identidade nacional, corpo e violência, partindo da paisagem estética e política do Rio de Janeiro para lançar uma mirada crítica sobre o Brasil. Entre pinturas, esculturas, fotografias, instalações, vídeos e performances, o projeto busca especular sobre o mito da “cidade maravilhosa”.

A máxima “vivemos na melhor cidade da América do Sul” permanece até hoje como uma grande dúvida – Caetano Veloso vivia em São Paulo quando escreveu a canção -, embora os curadores tenham adotado o Rio como tal terra utópica. Segundo os curadores, “ao relativizar a imagem consolidada nos cartões postais, a exposição ora reforça as tintas idílicas que banham o Rio de Janeiro, ora mapeia as zonas cinzentas do espaço urbano e da geografia natural que funcionam como suposta síntese do Brasil”.

Serviço

Fim de semana na Fundação Iberê Camargo – programação

Sábado, dia 10

Das 15h às 20h – visitação

15h – abertura exposição Sombras no Sol – 4º andar

16h – Seminário Sob o sol dos trópicos: “Desvelando as brenhas e seus habitantes fantasma: Dimensões da brasilidade originária”, com o professor e etnoarqueólogo José Otávio Catafesto

17h – Programação Musical

17h às 18h – Coletivo Bronx

18h às 20h – 2Brothers

Domingo, dia 11

Das 15h às 20h – visitação

16h – Cine Iberê – sessão comentada com Gabriela Kremer Motta: Quimera (de Eryk Rocha e Tunga, 15min, 2004, Brasil) e Transeunte (de Eryk Rocha, 2h05min, 2010, Brasil)

Das 17h às 20h – #músicamudatudo – Rádio Unisinos na Iberê, com os DJs Porã, Geraldo Oliveira e Rodrigo Brandão

ENTRADA FRANCA

Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000

Transporte: As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.

 

Por: Adriana Martorano