Exposição Homens & Máquinas segue em cartaz no Memorial em edição compacta

O fotógrafo Eurico Salis – considerado um poeta das imagens – apresenta uma versão compacta da mostra fotográfica inaugurada dia 14 de setembro no Memorial do RS, na Praça da Alfândega, agora em cartaz no segundo andar da instituição, até o dia 19 de novembro, coincidindo com o final da 63ª Feira do Livro em Porto Alegre. São grandes painéis com 22 imagens ampliadas em papel fotográfico, que trazem registros da relação do homem com suas ferramentas de trabalho, sejam rústicos martelos, soldas e ferros retorcidos ou máquinas agrícolas.
No texto de apresentação do livro Homens e Máquinas, lançado em abril deste ano, o jornalista Renato Dalto diz que “Homens e máquinas, num único gesto, forjam a si mesmos. E quando o coração bate ou chispa a faísca, a vida se transforma.” Dalto participou como escritor dos livros O Solo e o Homem e Homens e Máquinas. Ao lado de Eurico Salis, Renato está produzindo textos para Cultura e Identidade, terceiro volume que irá completar a trilogia Rio Grande do Sul – a maior documentação fotográfica publicada nos últimos anos.
A exposição, com fotos extraídas do livro Homens e Máquinas, presta uma homenagem ao operário da fábrica, o trabalhador e sua produção, artesãos, escultores, serralheiros, mecânicos, operários da indústria do plástico e celulose seguindo uma linha de tempo, a produção industrial, a indústria metal mecânica passando pela indústria do alimento, da extração do minério do carvão e do calcário, a agroindústria e suas gigantescas máquinas agrícolas nas lavouras, a petroquímica, a indústria naval e a celulose. As imagens mantém o conceito da fotografia de autor baseando-se no fine art, com o DNA do Eurico Salis e a singularidade de texturas, ângulos e utilização da luz natural.
A Braskem, que patrocina esse projeto, efetuou uma doação de exemplares do livro “Rio Grande do Sul Homens & Máquinas” para o Memorial do Rio Grande do Sul e para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
Eurico Salis nasceu em Bagé, em 1959. Apresentou no Museu de Artes do Rio Grande do Sul sua primeira exposição individual (1983). Participou de diversas mostras coletivas e individuais. Produziu fotos para capas de discos de grupos de pop rock (1996). Viajou o Brasil para ilustrar o livro “100 Retratos Brasileiros Apaixonados por Carro” (2000). É autor de diversos livros de fotografia, como “Caminhos Gaúchos – Olhar dos Viajantes” (2005), “Porto Alegre – Cenas Urbanas, Paisagens Rurais”, premiado com o prêmio Açorianos de Literatura de melhor projeto gráfico (2008), e  “Cidades Gaúchas – Paisagens Urbanas” (2010). Também em 2010, recebeu o Prêmio Joaquim Felizardo de Fotografia. Em 2012 foi agraciado com o prêmio de melhor livro gaúcho da Abigraf-RS (Associação Brasileira de Indústria Gráfica), pela obra Porto Alegre Centro Histórico. Publicou “Rio Grande do Sul – O Solo e o Homem”, com amplo destaque na mídia nacional (2013).  Em 2015, publicou o livro “A Força da Terra”, e realizou a  exposição fotográfica “The Power of the Land”, com fotografias de pequenos agricultores brasileiros, no pavilhão do Brasil, na ExpoMilão 2015, Itália, e em 2016 levou esta mesma exposição de fotografias  para uma mostra individual em Paris e Bruxelas. Em 2017, lançou o segundo volume da trilogia Rio Grande do Sul “Homens e Máquinas”.
Exposição fotográfica Rio Grande do Sul Homens e Máquinas (edição compacta)
Memorial do RS, no segundo andar – Praça da Alfândega
De 14 de setembro a 19 de novembro
Entrada gratuita
Ficha técnica
Fotógrafo: Eurico Salis
Texto: Renato Dalto
Projeto Museográfico: Júlio Caetano da Silva
Projeto Gráfico: Gustavo Demarchi
Patrocinador Braskem.
Financiamento: LIC-RS
Por: Mariângela R. Machado