Música argentina, culinária basca e palestra com Regina Navarro Lins são destaque da agenda do Instituto Ling

Entre o final de outubro e o início de novembro, o Instituto Ling traz três atividades para diferentes públicos: na programação musical, o quarteto argentino In Crescendorealiza um concerto no dia 28; a Chef espanhola Belén Montava ministra curso de culinária do País Basco, e a psicanalista Regina Navarro Lins, consultora do programa Amor & Sexo da Rede Globo, realiza palestra e sessão de autógrafos do seu mais recente livro, Novas Formas de Amar.

curso de Pintxos acontece nos dias 25 de outubro e 01 de novembro, das 19h às 22h, com a chef espanhola Belén Montava. Em dois encontros, sempre às quartas-feiras, a chef ensina receitas tradicionais do País Basco – como falsa burrata, Pintxo moruno, entre outros – e releituras de receitas, como os pintxos pizzas e os cornetes recheados de creme de batata e ovas de peixe.

No último sábado do mês, 28, às 19h, o quarteto de violões In Crescendo realiza concerto com composições de Manuel de FallaAstor Piazzolla e Johann Sebastian Bach. Criado no ano de 2005, o In Crescendo é considerado uma das agrupações de música de câmara mais importantes da Argentina na atualidade. Formado por Juan Pablo BujíaPablo D’NegriEzequiel Marín e Andrés Novío, o quarteto já realizou concertos com nomes como Lang Lang e uma histórica sessão na sala principal do icônico Teatro Colón, em Buenos Aires. O In Crescendo tem sido premiado em todos os concursos de Música de Câmara da Argentina e também no âmbito internacional, com o prestigioso Prêmio mexicano “Manuel M. Ponce”, entre outros.

E no dia 08 de novembro, quarta-feira, às 19h30, o Instituto Ling recebe a psicanalista e consultora do programa Amor & Sexo/ TV Globo, Regina Navarro Lins, para uma palestra e lançamento do seu mais recente livro, Novas Formas de Amar — nada vai ser como era antes: grandes transformações nos relacionamentos amorosos. Com a experiência de quem atende em consultório há 45 anos – além de ser consultora do programa Amor & Sexo (TV Globo) e colunista do programa Em Pauta (GloboNews) -, Regina discute em seu novo livro todas essas novas formas de amar. Relata inúmeros casos reais, faz reflexões importantes e apresenta o que há de mais novo nas questões que envolvem os relacionamentos afetivos e amorosos da contemporaneidade. A inscrição na palestra dá direito a um exemplar do livro, com sessão de autógrafos após o evento. Até o dia 01 de novembro está à venda o primeiro lote de ingressos, com desconto.

Além dessas atividades, o Instituto Ling apresenta a exposição Explosão Fixa, do artista pernambucano José Patrício, em cartaz até o dia 18 de novembro. A mostra traz dezenove obras que perpassam os seus 40 anos de carreira e apresenta também um conjunto de fotografias inéditas.

Confira abaixo os detalhes e o serviço de cada atividade. Para fotos em alta resolução e mais informações sobre os eventos, acesse o presskit: https://goo.gl/gzGi6D

CURSO de Pintxos

Com a chef Belén Ruiz Montava

Nos dias 25 de outubro e 01 de novembro, das 19h às 22h, a chef espanhola Belén Montava promove o curso de Pintxos no Instituto Ling. Originalmente uma pequena porção de comida servida sobre uma fatia de pão, que dava para pegar com um palitinho no balcão de um bar, os Pintxos, esse tipo de tapas ou petisco tradicional do País Basco, ultrapassaram as fronteiras e o oceano e chegam agora ao Instituto Ling pelas mãos de Belén.

Em dois encontros, sempre às quartas-feiras, a chef divide todos os segredos por trás de receitas autênticas e tradicionais, para que os participantes possam reproduzir e experimentar as delícias de um legítimo bar da Espanha, sem sair de casa. São receitas de releituras de pratos como cornetes recheados de creme de batata e ovas de peixe, pintxo pizza, e tradicionais como falsa burrata, Pintxo moruno, entre outros.

A chef espanhola Belén Montava é multitarefa: especializada em gastronomia espanhola e internacional, está sempre em busca de aproximar o turismo, as artes e a história de seus cardápios e cursos. Herdou da bisavó a paixão pela gastronomia, que a levou a trabalhar com turismo gastronômico durante 21 anos na Europa, além de passar por diversas cozinhas internacionais, como Enopata em Valencia (vinhos e gastronomia), The Crown em Londres (restobar), The Boulevard em São Francisco (novelle cuisine), Alambique Madrid (escola cozinhas do mundo), La Seu Xerea Anglo-birmana (restaurante), Rathaus Wiesbaden (cozinha tradicional alemã), Tapeame Madrid (Tapas e iguarias), Restaurante Itinerante Palácio Democracia Berlim.

Desde 2013 vive em Porto Alegre, onde desenvolve projetos de turismo e gastronomia, como palestras, aulas de gastronomia e gastronomia cultural, cooking shows, aulas particulares, além de assinar cardápios para eventos de diversos tamanhos e roteiros de turismo gastronômico. A partir deste semestre, Belén integra o time de professores convidados do curso de Graduação em Gastronomia da Unisinos.

Mais informações: http://www.belenmontava.es | facebook.com/belenmontavachef

SERVIÇO

Curso de Pintxos com a chef Belén Montava

Dias 25/10 e 01/11, quartas-feiras, das 19h às 22h

Encontro 1 – Releituras: Pesto escalivado, pão coca e encurtidos; Releituras do atum em lata: Steak tartar de atum temperado; Pintxo pizza: manta de burrata recheada;Cornetes recheados de creme de batata e ovas de peixe; Leche frita brulée e arrope.

Encontro 2 – Tradição: Falsa burrata, capresse; Churros de bacalhau e molhos; Pintxo moruno (espetinho) e maionese de batata ao rãs hanout; Peixe frito, alcachofra, limão e azeitona; Tapa doce de amêndoas e calda cítrica.

Investimento: R$ 380,00

As matrículas podem ser feitas pelo site http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos/gastronomia/curso-de-pintxos.html

O Instituto Ling também oferece bolsas para estudantes interessados nos temas do semestre.

Informações: (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 – Porto Alegre/RS

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

CONCERTO – In Crescendo

No último sábado do mês de outubro, dia 28, às 19h, o quarteto de violões In Crescendo realiza concerto com composições de Manuel de FallaAstor Piazzolla e Johann Sebastian Bach. Criado no ano de 2005, o In Crescendo é considerado uma das agrupações de música de câmara mais importantes da Argentina na atualidade. Formado por Juan Pablo BujíaPablo D’NegriEzequiel Marín e Andrés Novío, o quarteto já realizou concertos com nomes como Lang Lang e uma histórica sessão na sala principal doicônico Teatro Colón, em Buenos Aires. O In Crescendo tem sido premiado em todos os concursos de Música de Câmara da Argentina e também no âmbito internacional, com o prestigioso Prêmio mexicano “Manuel M. Ponce”, entre outros.

A atividade de concertos do quarteto abrange grande parte do território argentino, com destaque para sua participação no prestigioso ciclo “Conciertos del Mediodía” no Teatro Gran Rex, organizado pelo Mozarteum Argentino. No plano internacional, o In Crescendo tem se apresentado em festivais de música de câmara do continente americano, assim como também da Espanha, Itália e Alemanha. O quarteto tem realizado estreias mundiais de obras de autores argentinos e, com o patrocínio do Fondo Nacional de las Artes, realiza pesquisa sobre a música de câmara na Argentina para violão.

In Crescendo utiliza violões multicordas (6, 7, 8 e 10 cordas) especialmente desenhados para a formação pelo laureado luthier Fernando Mazza.

A programação musical é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Lei de Incentivo a Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Fitesa e Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.

SERVIÇO:

In Crescendo – Quarteto de Violões

Dia 28 de outubro, sábado, às 19h

Duração: 60 minutos

Classificação Etária: Livre

IngressosR$ 40 (50% desconto para estudantes e +60)

Pontos de venda

Online: http://www.institutoling.org.br

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

PALESTRA E LANÇAMENTO DE LIVRO – Novas Formas de Amar, de Regina Navarro Lins

No dia 08 de novembro, quarta-feira, às 19h30, o Instituto Ling recebe a psicanalista e consultora do programa Amor & Sexo/ TV Globo, Regina Navarro Lins, para uma palestra e lançamento do seu mais recente livro, Novas Formas de Amar – nada vai ser como era antes: grandes transformações nos relacionamentos amorosos. Com a experiência de quem atende em consultório há 30 anos – além de ser consultora do programa Amor & Sexo (TV Globo) e colunista do programa Em Pauta (GloboNews) -, Regina discute em seu novo livro todas essas novas formas de amar. Relata inúmeros casos reais, faz reflexões importantes e apresenta o que há de mais novo nas questões que envolvem os relacionamentos afetivos e amorosos da contemporaneidade. A inscrição na palestra dá direito a um exemplar do livro, com sessão de autógrafos após o evento. Até o dia 01 de novembro está à venda o primeiro lote de ingressos, com desconto.

Todo mundo quer amar alguém – ou alguéns. Ama-se o amor, canta-se o amor, vive-se em busca do amor. Mas amar exige muito aprendizado e este é o maior desafio dos casais. Nos tempos atuais, os desafios são ainda maiores porque surgiram novas formas de amar – e é sobre isso que a autora discorre no novo livro que marca sua estreia pela Editora Planeta. Depois da revolução sexual, do divórcio, da pílula, do movimento LGBT e de tantas outras mudanças de costume, amar virou um verbo plural. A ideia de que todo mundo tem uma alma gêmea, que um dia irá encontrar a pessoa certa era a base do amor romântico. Mas, este tipo de amor vem sendo substituído pelo desejo. E o desejo é capaz de produzir um sem-número de formas de amar e de fazer sexo.

Com o fim da exclusividade, ama-se a dois, a três; ama-se aos 20, aos 60 e aos 80 anos; ama-se pessoas de outro sexo ou do mesmo sexo. A monogamia, o sentimento de posse deu lugar à liberdade para experimentar o novo. Mesmo em sociedades mais conservadoras, o “padrão de comportamento aceito” vem cedendo espaço para o diferente. Surgiram o poliamor, as relações livres, o transexual. Na era da internet, busca-se o amor através do celular. As festas, os bares, mesmo os encontros armados por amigos perderam espaço para os aplicativos. O Tinder, o happn, o wechat e muitos outros ajudam as pessoas a se encontrarem baseados nos seus interesses, perfil etc.

Mas, será que está ficando cada vez mais fácil amar? Com a experiência de quem atende em consultório há 45 anos, Regina tem muito sobre o que falar.  Relata inúmeros casos reais, faz reflexões importantes e até apresenta o que há de mais novo nessa procura pelo prazer.

Regina Navarro Lins  é consultora do programa Amor & Sexo, um  dos mais bem sucedidos  da TV brasileira. Ela está sempre na mídia dando entrevista e é reconhecida como uma “autoridade” no tema. Tem uma legião de pessoas que escreve para ela via blog ou email. Vamos ter vários lançamentos e forte participação da autora na divulgação do livro em todos os meios.  Este é seu 12º livro. Sua primeira obra, A cama na varanda, foi um mega seller. Este é o primeiro título dela pela editora Planeta.

Serviço
Palestra e lançamento do livro Novas Formas de Amar, com Regina Nav
arro Lins

Sessão de autógrafos após o evento

Dia 08 de novembro, quarta-feira, às 19h30

Investimento: R$ 60,00 (o primeiro lote de ingressos está sendo vendido a R$ 50,00 até o dia 01/11). A inscrição na palestra dá direito a um exemplar do livro.

As matrículas podem ser feitas pelo site https://www.institutoling.org.br/cursos/palestra-e-lancamento-do-livro-novas-formas-de-amar-com-regina-navarro-lins-i-08-11-2017-19h30.html

Informações: (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 – Porto Alegre/RS

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Detalhes do livro

Título: Novas Formas de Amar – nada vai ser como era antes: grandes transformações nos relacionamentos amorosos

Autora:  Regina Navarro Lins

272 páginas, editora Planeta, 2017

EM CARTAZ – GRATUITO – Exposição Explosão Fixa, de José Patrício

Até o dia 18 de novembro, o Instituto Ling apresenta a exposição Explosão Fixa, que traz dezenove obras que perpassam os 40 anos de carreira artística do pernambucano José Patrício.

Com a curadoria de Eder Chiodetto, na mostra estão telas e instalações representativas do universo criativo de Patricio: empregando materiais diversos e banais – como tachas, botões, fios elétricos, dados e quebra-cabeças de plástico -, o artista remove o uso tradicional desses materiais e os reorganiza para criar intrincados mosaicos que exploram a dimensão lúdica do cotidiano. A exposição apresenta também um conjunto de fotografias inéditas.

Conhecido principalmente por suas instalações de chão da série Ars combinatoria (1999) –  composta por milhares de peças de jogo de dominó -, José Patrício é influenciado pelos movimentos artísticos geométrico e concreto brasileiros. O artista fundamenta seus trabalhos em combinações numéricas lógicas, sugerindo que mesmo a mais rígida das fórmulas matemáticas tem o potencial de conter sua própria expressividade. Dessa forma, sua obra enfatiza a relação frágil entre ordem e sua possível dissolução.

Para Chiodetto, Patrício “cria um lugar original no campo da arte, na fronteira entre a pintura, o desenho e a assemblage” e realiza “um exercício libertário, uma nova e inspiradora forma de ser e estar no mundo”.  Quanto ao conjunto de fotografias inéditas, o curador sinaliza uma nova postura do artista: “Ao sair do ateliê, onde trabalha incessantemente na construção de suas obras, para percorrer o mundo como um andarilho errante que porta uma máquina fotográfica, seu olhar se volta para a cultura popular, as vitrines e momentos de tensão entre forma, luz e arroubos cromáticos”.

José Patrício nasceu em 1960 e vive e trabalha no Recife. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco em 1982 e é Mestre em Artes Visuais pela mesma universidade, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (2016).  Ao longo de sua carreira, participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, dentre as quais a XXII Bienal de São Paulo, a 8ª Bienal de Havana e a III Bienal do Mercosul. Sua obra foi analisada por críticos de arte como Paulo Herkenhoff, Paulo Sérgio Duarte, Fernando Cocchiarale, Gerardo Mosquera, dentre outros. Possui obras no acervo da Fondation Cartier, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu de Arte do Rio e é representado pela Galeria Nara Roesler desde 1999.

A exposição Explosão Fixa tem entrada franca e fica em cartaz na Galeria do Instituto Ling até o dia 18 de novembro de 2017, com patrocínio da Crown Embalagens e realização do Ministério da Cultura / Governo Federal.

SERVIÇO

Local: Galeria do Instituto Ling

Período de exibição: de 22 de agosto a 18 de novembro de 2017

Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h

Entrada Franca

Agendamento grupos e escolas: solicitações pelo email educativo@institutoling.org.br ou pelo fone (51) 3533-5700

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company” Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

www.institutoling.org.br

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Por: Adriana Martorano