Música de Thiago Colombo vira cerveja artesanal no Projeto Desconcerto

Em sua vigésima terceira edição, o projeto Desconcerto recebe o violonista Thiago Colombo e abriga o lançamento da cerveja Sacramento – La Toqueteada no dia 21 de outubrosábadoàs 18h, no bar Parangolé (Lima e Silva, 240).

Um dos mais respeitados violonistas do Brasil, Colombo apresenta obras registradas em seu mais recente CD, “Latin Guitar Connections”. O disco foi gravado nos estúdios da Bath Spa University, no Reino Unido, e traz composições próprias, que fazem referência a diversos gêneros musicais típicos da América Latina, bem como às culturas estrangeiras formadoras das identidades regionais através dos tempos.

“La Toqueteada” é uma das faixas de “Latin Guitar Connections” e dá nome à Strong Ale produzida pela Cerveja Sacramento, com notas de côco tostado, amargor intenso e um leve amadeirado de Palo Santo. “Ao delinearmos a ideia desta parceria, Thiago me falou sobre como eram particulares as influências de cada um dos lugares por onde passou em sua música. Essa foi a chave para uma leitura também peculiar nessa cerveja que foge dos estilos tradicionais, fruto da forte impressão deixada por audições sem fim do disco”, explica o cervejeiro Leonardo Ponso.

O projeto Desconcerto não cobra um valor fixo de couvert artístico, mas sugere uma contribuição espontânea.

LINK PARA O MP3 DA MÚSICA “LA TOQUETEADA”https://drive.google.com/open?id=0B9GUOiY0IQXQYkJSd2JCMjlPTWs

SOBRE THIAGO COLOMBO

Thiago Colombo é professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, além de manter sua atuação como concertista e palestrante em festivais de música do Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Portugal, Itália, França e Rússia. É bacharel e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e acaba de concluir seu doutorado na Universidade Federal da Bahia. Em 2003 lançou seu primeiro CD solo, intitulado “Sonata”, através do Fumproarte. Este disco recebeu três troféus do Prêmio Açorianos de Música. Em 2006, também sob os auspícios do Fumproarte, lançou o CD “Reminiscências”.

SOBRE O PROJETO DESCONCERTO

O Desconcerto foi inspirado em projetos que têm levado essa tradição musical a bares e casas noturnas na Europa e nos Estados Unidos (como Classical Revolution e The Night Shift). Tomar um chope enquanto assiste ao recital? Pode. Aplaudir quando uma passagem causa entusiasmo ou entre os movimentos, e não só ao final da peça? Sinta-se à vontade.

O objetivo é justamente apresentar a música clássica em um formato diferente do convencional, transgredindo códigos que conferem um ar sisudo a essa tradição e a afastam do público, e estimulando novas formas de performance e escuta.

DESCONCERTO #23 APRESENTA THIAGO COLOMBO (VIOLÃO), com lançamento da cerveja Sacramento – La Toqueteada

:: Dia 21 de outubro de 2017, sábado, às 18h

:: Parangolé Bar (Lima e Silva, 240, Cidade Baixa, Porto Alegre-RS)

:: R$ retribuição espontânea