Estação Mercado da Trensurb recebe ação cultural do grupo a4

Na tarde desta quarta-feira (18), das 14h às 17h, a Estação Mercado da Trensurb recebe uma ação cultural do grupo A4, de Novo Hamburgo. O coletivo de arte é responsável pelas obras expostas no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, localizado na plataforma de embarque da estação. Trata-se da mostra Arte + Arte 2017: Arte e Política, Olhares Contemporâneos, promovida por Associação Chico Lisboa e Sesc Centro.

Na ação de quarta-feira, artistas expositores estarão presentes na plataforma da Estação Mercado para conversar com os usuários do metrô sobre arte e técnicas artísticas. As obras presentes nos painéis do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos também estarão reproduzidas em folhas de papel tamanho A3 e expostas em uma espécie de varal instalado na plataforma da Estação Mercado. As imagens impressas serão distribuídas gratuitamente ao público que estiver transitando pelo local e conversando com os artistas.

Atividades similares já foram organizadas pelo grupo A4 em praças no Vale do Sinos, recebendo o nome Mesa de Arte na Praça. “A intenção da Mesa de Arte na Praça é simples: levamos arte aonde o povo está!”, explica Magna Sperb, artista plástica e uma das integrantes do grupo A4.

Política e artes visuais em destaque

Em cartaz no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos até 31 de outubro, a exposição Arte + Arte 2017: Arte e Política, Olhares Contemporâneos traz reproduções de obras de 99 artistas contemporâneos selecionados em edital promovido por Associação Chico Lisboa e Sesc Centro. A exposição dá espaço para que os artistas possam dar visibilidade ao que, nas suas percepções, ocorre de inaceitável na sociedade, seja defendendo a democracia no seu sentido mais amplo e/ou contribuindo para que se abram janelas históricas, para se oportunizar mais igualdade e paz social.

As obras do Arte + Arte 2017 também estão presentes em outros três locais em Porto Alegre: na Galeria de Arte do DMAE (Rua 24 de Outubro, 200), no Café Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665) e na Associação Chico Lisboa (Travessa Venezianos, 19).

Serviço

Mesa de Arte na Praça – edição especial no metrô 
Quando: quarta-feira (18), das 14h às 17h.
Onde:  plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).

Exposição Arte + Arte 2017: Arte e Política, Olhares Contemporâneos
Quando: até 31 de outubro, nos dias úteis, das 10h às 19h.
Onde: Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).

Foto: Artur Colombo/Trensurb