Acordeonista suíço Olivier Forel se apresenta no Palco Musical do Café Fon Fon em outubro

Em repertório exclusivamente autoral do CD Buenos SuissAires, composições com impressões sonoras da capital portenha, enriquecidas pelos sons do mundo, jazz e swing, serão interpretadas ao acordeon do suíço Olivier Forel no Palco Musical do Café Fon Fon, única apresentação em Porto Alegre, dia oito de outubro, marcando a abertura da turnê que o acordeonista e compositor fará no Brasil esse ano, seguido de apresentações nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Após ter posto por muitos anos suas músicas a serviço de criações teatrais e acompanhar intérpretes, Olivier Forel decidiu percorrer os palcos em apresentações solo, mostrando suas composições, quer seja em seu primeiro disco, En avant !, lançado na Suíça em 2014, ou no segundo CD, Buenos SuissAires, gravado ao vivo no final de 2015 na Capital Portenha e lançado na Suíça em fevereiro de 2016. O universo musical do acordeonista nunca está muito longe do jazz, e sempre colorido pelas descobertas musicais trazidas de viagens aos quatro cantos do planeta.

Olivier Forel e o Brasil

Olivier, que em novembro de 2016 apresentou o show de abertura do 6º. Canoas Jazz Festival, ministrou masterclass de acordeon no Projeto Fazendo Música e apresentou o show de lançamento do álbum Buenos SuissAires no Projeto Ouvindo Música, ambos do Santander Cultural, descobriu o Brasil por Porto Alegre, no primeiro Fórum Social Mundial, em 2001.

Desde então, voltou outras vezes porque do Norte ao Sul, o Brasil o fascina. Em Porto Alegre, criou com o violonista gaúcho Felipe Azevedo o Duo Identidades, gravaram um CD que foi lançado em 2003. As três turnês realizadas no Rio Grande do Sul foram seguidas por 23 apresentações na Suíça. Forel aprendeu o português para poder tocar e trocar com os músicos que encontra nos quatro cantos do Brasil.

Buenos SuissAires
Contemplado pelo edital da bolsa de residência artística “Conferência das Cidades em questão cultural” oferecida pela cidade de Neuchâtel, Suíça, onde reside, em julho de 2015, Olivier partiu para a Argentina com as suas malas e, sobretudo, os seus acordeons, onde permaneceu por seis meses na Casa Suiza, no bairro La Boca, em Buenos Aires. Na capital portenha, durante sua estada encontrou músicos, tendo tocado com vários grupos como o Hot Club de Boedo, liderado pelo maestro Waldo Fonseca, Violentango, El Filón, Gustavo Firmenich e Pablo Foladori, além das apresentações solo na Usina del Arte, Galpon Piedrabuenarte, Al Escenario e Biblioteca Del Congreso De La Nación.

Em Buenos Aires, Forel compôs vários temas novos, que resultou no CD Buenos SuissAires. – O CD Buenos SuissAires é um cartão postal sonoro da minha aventura musical nessa incrível metrópole, tão distante e no entanto tão próxima. As composições são marcadas pelo tango argentino de ontem e de hoje, algumas vezes nas notas e nos ritmos, mas sempre na alma. Tudo ali me inspirou; as pessoas, a arte, o ar do porto (La Boca), seu cheiro de óleo pesado e de sal marinho, e essa luz, esse azul-atlântico tão especial, declara Olivier Forel.

Espetáculo de lançamento do CD Buenos SuissAires
Estreou em fevereiro de 2016 no Théâtre du Pommier, em Neuchatel, Suíça. O espetáculo de lançamento do CD Buenos SuissAires é o melhor da gastronomia musical de Olivier Forel. Este mergulho do acordeonista de jazz e música do mundo na multicultural e caleidoscópica Buenos Aires mostra as composições do CD homônimo e leva os espectadores a descobrir a Buenos Aires que Olivier viveu, traduzindo a capital portenha por meio de um cartão postal sonoro.

Repertório
El puente, Astor is born, Boca a Boca, Balada para una loca, Hermana Marga, Quilombo porteño, Caffarena, El galpón, Llorando choro e El eterno femenino.

SERVIÇO

O QUÊ: Show acordeonista e compositor Olivier Forel – lançamento do álbum Buenos SuissAires, dentro da programação do projeto Café Fon Fon – Palco Musical
ONDE: Café Fon Fon | Rua Vieira de Castro, 22, Bairro Farroupilha, Porto Alegre
QUANDO: 08 de outubro de 2017 | Domingo | 20h
QUANTO: R$ 30,00
Duração: 60 minutos
Reservas : (51) 99880-7689 – cafefonfon@gmail.com
Mais informações pelos telefones: (51) 99964-5492 e 3311-6677
Evento: Olivier Forel no Café Fon Fon

Fonte: Dinorah Araújo Assessoria
Foto: Ireno Jardim