Rock in Rio: Red Hot encerra sétima edição do festival com show recheado de clássicos

Foto: Wesley Allen/I Hate Flash

Após uma hora e trinta minutos de um show recheado de clássicos e da tradicional pegada funk da banda, o Red Hot Chili Peppers encerrou a sétima edição do Rock in Rio neste domingo (24). A apresentação foi marcada ainda pela presença de palco do vocalista Anthony Kieds e do baixista Flea. A banda californiana fez seu terceiro show no festival, onde já tocou nos anos de 2001 e 2011. 

O Red Hot abriu a apresentação com o tradicional Jam de introdução, que foi emendado pelo hit “Can’t Stop“, do disco By the Way, para delírio do público. Em seguida o grupo tocou “Snow ((Hey Ho))“, no final Kieds mandou um “obrigado” bem baixinho. 

The Zephyr Song“, outra do By the Way, levou a galera a loucura, já que é uma das músicas menos tocada nos shows e conhecida por todos os fãs. A primeira do disco The Getaway, lançado em 2016, foi “Dark Necessities“. Flea foi ao microfone pela, primeira vez, falar que ama Sepultura, e na sequência já começaram tocar a dançante “Did I Let You Know“, do disco I’m With You.

Antes de “Right on Time“, do disco Californication, teve uma introdução com o cover de “I Wanna Be Your Dog“, do The Stooges, deixando a Cidade do Rock silênciosa e se perguntando o que era aquilo (sim, existem pessoas que não conhecem The Stooges). Depois o show seguiu com “Go Robot“, a nova “Factory of Faith” da banda. Um roadie entrou para tocar baixo e deixar a música mais groove ainda. 

Depois de outra jam entre Flea e Josh, para mais um delírio da plateia, foi a vez do hit eterno dos anos 2000. Sim, estamos falando de “Californication“. “Tell My Baby“, do Stadium Arcadium, veio na sequência. 

Hoje o disco Blood Sugar Sex Magik completa 26 anos desde o seu lançamento. E para comemorar está data tão importante, a banda tocou 4 músicas dele. A primeira foi “Sir Psycho Sexy” e depois de um cover de Robert Johnson veio “The Power of Equality“. A terceira do disco foi o hit “Under the Bridge“, já a quarta foi deixada para o final. “By the Way” encerrou o primeiro set do show. 

Foto: Wesley Allen/I Hate Flash

O guitarrista Josh Klinghoffer, que substitui John Frusciante na banda em 2010, mostrou que só está ali por estar, sem protagonismo nenhum. Mesmo impondo seus solos, continua sendo a cópia, da China, de John.

A banda também é composta pelo percussionista brasileiro Mauro Refosco e pelo tecladista Chris Warren, que está desde 2006 com o grupo. 

Depois de outra jam, o grupo encerrou a apresentação, e o festival, com a sequência “Goodbye Angels” e “Give It Way“. O público aplaudiu muito e pediu bis, mas não rolou. 

Com uma linda chuva de fogos de artifícios, o festival se despediu do Brasil prometendo voltar em 2019. Já o Red Hot Chili Peppers deve retornar ao país ano que vem para uma turnê completa. 
SETLIST

1 – Intro Jam/Can’t Stop

2 – Snow ((Hey Ho))

3 – The Zephyr Song

4 – Dark Necessities

5 – Did I Let You Know

6 – I Wanna Be Your Dog (cover do The Stooges) 

7 – Right on Time

8 – Go Robot

9 – Californication

10 – Tell My Baby

11 – Sir Psycho Sexy

12 – They’re Red Hot (cover de Robert Johnson)

13 – The Power of Equality

14 – Under the Bridge

15 – By the Way
16 – Goodbye Angels

17 – Give It Way