Charles Bradley, lenda do soul, morre aos 68 anos

Foto: Philip Cosores

O músico estadunidense Charles Bradley morreu, na tarde deste sábado (23), aos 68 anos. No início do mês, Charles havia cancelado sua turnê – incluindo apresentação no Rock in Rio – após passar mal e descobrir que o câncer havia se espalhado e atingido o fígado.

A notícia foi divulgada pela equipe de Bradley. “É com o coração pesado que anunciamos a passagem de Charles. O senhor Bradley era muito grato pelo carinho que estava recebendo de seus fãs, e esperava que sua mensagem de amor fosse lembrada e passada para as próximas gerações. Obrigado pelos pensamentos positivos e pelas orações durante este período difícil“, diz o comunicado na página oficial do Facebook.

Charles foi diagnosticado com câncer de estômago no outono de 2016 e, depois de ser submetido a tratamento e se recuperar, ele voltou à estrada. O cantor voltou a passar mal no início do mês e descobriu que o câncer havia se espalhado para o fígado.

Nascido em 1948 em Gainesville, Flórida, Charles Bradley ficou conhecido pela suas performances e estilo de gravação, celebrando o sentimento da música funk e soul das décadas de 60 e 70. As canções de Charles foram muito ouvidas durante o seriado americano “Suits”, geralmente por um dos principais personagens, o renomado advogado “Harvey Specter”, que tem o LP de Bradley como um dos preferidos de sua coleção dentro de seu charmoso escritório.

Durante suas apresentações como Black Velvet, nos anos 90, foi descoberto por Gabriel Roth, co-fundador da Daptone Records. Roth apresentou Bradley ao artista Tom Brennek, que o convidou para os ensaios de sua banda. Bradley disse pra banda ir tocando seus instrumentos enquanto simplesmente ia improvisando letras durante as canções. Depois de Bradley escrever algumas canções, a Daptone lançou algumas delas em vinil começando em 2002, dez foram escolhidas para o seu disco de estréia No Time For Dreaming em 2011.

Na primavera de 2012 foi lançado Soul of America, um documentário dirigido por Poull Brien, que conheceu Bradley quando dirigiu o videoclipe para a música “The World (Is Going Up In Flames).” O filme estreou no festival de cinema SXSW em Austin, Texas e conta a história de Bradley desde sua infância na Flórida, passando por seus dias de mendigo e seus shows como Black Velvet, o filme termina com sua primeira turnê e gravação do disco pela Daptone Records.