Bon Jovi apresenta clássicos de seus 35 anos de carreira em show histórico em Porto Alegre

Depois de 35 anos e outras quatro visitas ao Brasil, a banda norte americana Bon Jovi finalmente estreou em Porto Alegre. Ontem à noite, quase 40 mil pessoas, foram ao Estádio Beira Rio ver a memorável performance do grupo de Nova Jersey.

O show, que estava marcado para as 21:30 teve seus primeiros acordes lançados nas caixas de som às 21:19, pegando muitos espectadores de surpresa. Pessoas que foram aos sanitários ou aos bares do estádio saíram correndo para não perder o início do espetáculo.

O vídeo de apresentação teve primeiramente uma mapa sinalizando Porto Alegre no mundo. Em seguida cenas de um carro trafegando à noite por uma via qualquer e na sequência começou a rodar por locais bastante conhecidos dos gaúchos como o Viaduto da Borges, prédios históricos do Centro, Shopping Praia de Belas e finalmente chegando ao local do show, o Estádio Beira Rio. Os Rolling Stones fizeram uma apresentação parecida, em março de 2016.

A abertura do repertório, como tem sido, recorrentemente, foi com a música que dá nome ao último álbum lançado em 2016, “This House Is Not For Sale”. Após um início extasiante eles trouxeram o primeiro grande petardo, “Raise Your Hand” do álbum ‘Slippery When Wet’ (1986) fez todo o público participar da apresentação com suas mãos pra cima durante toda a canção, para em seguida eles mostrarem mais uma música do álbum lançado nesta turnê: “Knockout”.

O primeiro grande clássico veio na quarta música, com “You Give Love a Bad Name”, também do álbum de 86 e emendou outro tesouro, desta vez do álbum ‘New Jersey’, de 1988 – “Born To Be My Baby”.

A cada parada de música eram sorrisos e afagos entre público e banda. Isso tudo só demonstrou o showman que é Jon Bon Jovi em cima de um palco. O guitarrista Phil X, que substituiu Richie Sambora, ganhou a plateia demonstrando força na guitarra, simpatia e com muita interação e riffs direcionados a eles. Apesar da conhecida competência e qualidade que marcou época, Sambora certamente não fez falta na apresentação de hoje.

Depois de um set de músicas de álbuns mais recentes como “Lost Highway” (2007) e “Because We Can” (2013), chegaram “I’ll Sleep When I’m Dead”, do disco ‘Keep the Faith’ (1992) e o inconfundível acorde inicial de “Runaway”, do primeiro álbum da banda, de 1984.

Um hit relativamente recente da banda “Someday I’ll Be Saturday Night” (1995), ganhou uma versão acústica nesta apresentação para anteceder a grande balada da noite – a aguardada “Bed Of Roses” (1992) – e a primeira grande catarse nos fãs: “It’s My Life”, também de 2000, levantou um mar de celulares e o público saiu do chão com a energia da música.

Mas o melhor ainda estava por vir. Após “Who Says You Can’t Go Home” (2005) e a estreia de “Roller Coaster” (2016) na turnê sul americana, foi a vez de Jon Bon Jovi fazer a eterna pergunta aos presentes “Temos Cowboys aqui?” antes dos primeiros sinais de “Wanted Dead or Alive”. Aí chegamos à reta final do show com “Lay Your Hands On Me” (1988) e “Have a Nice Day” (2005). E pra finalizar com chave de ouro, Bon Jovi desce a escada no final da passarela do palco para cantar “Bad Medicine” (1988) bem perto do público, distribuindo abraços, selfies e toques de mãos à plateia.

Na volta pro bis somente a banda tocou e cantou “Olé Olé Olé” e a plateia tratou de naturalmente grenalizar o coro, parte cantando ‘Olé Olé Grêmio’ e outra parte respondendo com ‘Olé Olé Inter’. Após isso o vocalista retornou ao palco para mandar três tiros certeiros e deixar os espectadores extasiados: “In These Arms” (1992), “Blood on Blood” (1988) – executada pela primeira vez nesta tour sul americana – e finalizando com a segunda comoção da noite: “Livin’ on a Prayer” (1986), cantada à plenos pulmões pela plateia.

Foram 2h e 25min de uma apresentação impecável e que ficará na memória dos gaúchos (e dos muitos não gaúchos que vieram de longe, assistir). Apesar de faltar músicas gigantes como “Always” (Jon não tem cantado esta pois ela exige demais da voz dele e pode vir a prejudicar as cordas vocais do cantor), “I’ll Be There” (cantada em Buenos Aires e em Santiago), “Misunderstood” e “Everyday”, certamente compilar 35 anos de carreira em apenas um show não deve ser fácil pra nenhuma banda.

A sensação que fica é que banda e público saíram do estádio satisfeitos com o que viram.

BON JOVI 
Apresentando a turnê “This House Is Not For Sale”
Terça-feira, dia 19 de setembro de 2017, às 21:19
Estádio Beira Rio – Avenida Padre Cacique, 891 – Bairro Menino Deus – Porto Alegre/RS
Abertura dos Portões: 17:15
Classificação: 14 anos
Abertura: DJ Karine Larré
Special Guest: The Kills
Realização: Hits Entretenimento
Tour: Mercury Concerts
Público: aproximadamente 40.000 pessoas

SETLIST
1. This House Is Not for Sale
2. Raise Your Hands
3. Knockout
4. You Give Love a Bad Name
5. Born to Be My Baby
6. Lost Highway
7. Because We Can
8. I’ll Sleep When I’m Dead
9. Runaway
10. We Got It Going On
11. Someday I’ll Be Saturday Night
12. Bed of Roses
13. It’s My Life
14. Who Says You Can’t Go Home
15. Roller Coaster
16. Wanted Dead or Alive
17. Lay Your Hands on Me
18. Have a Nice Day
19. Keep the Fight
20. Bad Medicine

Bis
21. In These Arms
22. Blood on Blood
23. Livin’ on a Prayer

Fotos: Edu Defferari