Mesa redonda com a escritora mineira Conceição Evaristo aborda “a palavra como herança”, na Feira do Livro de Porto Alegre

Um dos principais nomes da literatura contemporânea brasileira, a mineira Conceição Evaristo já tem agenda confirmada na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. No dia 8 de novembro, às 18h, no Teatro Carlos Urbim, participa da mesa redonda “Conceição Evaristo: a palavra como herança”, com Priscila Pasko, editora do blog Veredas, iniciativa condecorada com o troféu Amigo do Livro pela Câmara Rio-Grandense do Livro em abril de 2017, e o professor convidado da UFRGS Luiz Maurício Azevedo.

No dia 9, às 10h30, na Tenda de Pasárgada, encontra alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Às 18h, a autora fala no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (R. dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS).

Conceição Evaristo nasceu em Belo Horizonte, em 1946. Teve que conciliar os estudos com o trabalho como empregada doméstica, até concluir o curso Normal, em 1971, já aos 25 anos. Mudou-se então para o Rio de Janeiro, onde passou num concurso público para o magistério e estudou Letras na UFRJ. Na década de 1980, entrou em contato com o Grupo Quilombhoje. Estreou na literatura em 1990, com obras publicadas na série Cadernos Negros, publicada pela organização. É Mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Suas obras, em especial o romance “Ponciá Vicêncio”, de 2003, abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007.

Informações
Site: www.feiradolivro-poa.com.br
Facebook: @FeiradoLivrodePortoAlegre
Twitter: @feiradolivropoa
Evento: 63ª Feira do Livro de Porto Alegre