Thiago Colombo recebe Daniel Wolff em seu projeto instrumental no Café Fon Fon no dia 15 de setembro

O terceiro convidado da série Thiago Colombo no Fon Fon – Ano I é o violonista Daniel Wolff. Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Profissional versátil, além da carreira como concertista, atua intensamente como compositor, arranjador e professor. A apresentação se realiza no próximo dia 15 de setembro, sexta-feira, às 21h, no Café Fon Fon, na Rua Vieira de Castro, n° 22, em Porto Alegre. As reservas podem ser feitas pelo fone (51) 998807689.

O repertório será composto integralmente por composições autorais, alternando-se solos e duos. – Juntos, apresentaremos as músicas Baião de Choro e Açucarado, de autoria de Daniel Wolff, e a Suíte Gauchesca, de minha autoria, baseada em temas do folclore gaúcho estilizados, comenta Colombo.

O projeto Thiago Colombo no Fon Fon é uma parceria entre o premiado violonista e compositor gaúcho, que dá nome à iniciativa, e a casa de espetáculo que é referência na cena musical de Porto Alegre. As apresentações ocorrem mensalmente, sempre com convidados diferentes, novas composições e arranjos.

THIAGO COLOMBO
Professor da Universidade Federal de Pelotas, Thiago Colombo é bacharel e mestre em Música pela UFRGS e doutor pela UFBa. Ainda muito jovem, foi premiado em concursos no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha. Em 2003 lançou seu primeiro CD solo, intitulado Sonata, que recebeu três prêmios Açorianos de música. Em 2006 lançou o CD “Reminiscências” e em 2009 o “Trezegraus”. Nos últimos anos, tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em vários festivais de música da Argentina, Uruguai, Peru, França, Rússia, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda e Portugal, além de grande parte do território brasileiro. Para 2017 tem previsto o lançamento de seu novo álbum Latin Guitar Connections (CD, DVD e LP), gravado na Bath Spa University, em Bath (Inglaterra).

DANIEL WOLFF
Formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu, Daniel Wolff estudou com os virtuosos uruguaios Eduardo Fernández e Abel Carlevaro e com o compositor Guido Santórsola. Posteriormente, cursou Mestrado e Doutorado em Violão na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque, na classe do professor Manuel Barrueco. Sua destacada atuação lhe rendeu o Helen Cohn Award, prêmio oferecido ao doutorando de melhor desempenho. Durante sua estadia nos Estados Unidos, participou de masterclasses com Julian Bream, David Russell, Roberto Aussel, David Tanenbaum e o Duo Assad, entre outros.

Obteve o primeiro prêmio no I Concurso Nacional de Violão (São Paulo), Concurso Heitor Villa-Lobos (Porto Alegre) e Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Em 1997 venceu a Artists International Competition (EUA), o qual resultou em sua estréia no prestigioso Carnegie Hall de Nova Iorque.

Tais êxitos levaram a uma intensa atividade como solista e camerista, com apresentações no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Alemanha, Noruega, Áustria, Grécia, Croácia, Chile, Peru, Argentina e Uruguai. Atuou como solista frente a importantes orquestras, dentre elas a Orquestra do SODRE (Uruguai), MSM Contemporary Music Ensemble (Nova Iorque), Orquestra Sinfônica da USP e Sinfonia Cultura (São Paulo), Sinfônicas da Bahia, Porto Alegre e Mogi das Cruzes, Orquestras de Câmara da ULBRA e do Theatro São Pedro, Orquestra Unisinos e Sinfônica da UCS.

Como compositor e arranjador, teve suas obras executadas pela WREN Orchestra of London (Inglaterra), New York Chamber Soloists, Georgia Symphony e Quintet of the Americas (EUA), Landeszupforchesters Berlin e Saar (Alemanha), Orquestra do Festival Internacional de Música de Buenos Aires e Orquestra Estadual de Salta (Argentina), Sinfonia Cultura (SP), Sinfônicas de Porto Alegre e da UCS, Orquestras de Câmara Theatro São Pedro e da ULBRA, entre outras. Escreveu também várias obras para a Camerata Consort, da qual deteve posto de Regente e Diretor Artístico.

Participou como arranjador em diversos discos gravados no Brasil e Estados Unidos, para músicos como Carlos Barbosa-Lima, Berta Rojas, Paul Winter, Sharon Isbin e Thiago de Mello, o que lhe rendeu o Grammy Awards de 2000 – a premiação máxima na área musical – e duas vezes o Prêmio Açorianos de Melhor Arranjador. Destacam-se também seus arranjos orquestrais para espetáculos de Zeca Baleiro, Fernanda Takai, Kleiton e Kledir, Vitor Ramil, MPB4, Nei Lisboa e Yamandú Costa.

Suas composições, publicadas pelas editora alemãs Trekel e Verlag Neue Musik, foram gravadas em discos no Brasil, Alemanha e Estados Unidos. Compôs também trilhas sonoras para cinema e balé, com prêmios nos festivais de cinema de Gramado e Fortaleza.

Desde 1991, é catedrático de violão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde criou os cursos de Mestrado e Doutorado em Violão e coordena o Festival Internacional de Violão. Foi também Professor Visitante da Universidade de Arte de Berlim (UdK). Publicou artigos em periódicos especializados do Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra.

Lançou diversos discos no Brasil, Uruguai e Alemanha, que incluem gravações solo, música de câmara e concertos para violão e orquestra. Além de numerosos elogios da critica internacional, receberam nominações para o Grammy Awards e venceram diversos prêmios Açorianos.

SERVIÇO

O Quê: Thiago Colombo convida Daniel Wolff, dentro do projeto Thiago Colombo no Fon Fon – Ano I
Quando: 15 de setembro de 2017, sexta-feira, às 21h, com dois blocos de 45 minutos, cada.
Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, n° 22, Farroupilha), Porto Alegre
Quanto: Couvert artístico ao preço de R$ 30,00
Capacidade: 60 pessoas
Aceitam-se os cartões Visa e Mastercard
Acessibilidade total | Ambiente climatizado
Reservas pelo fone (51) 998807689
Evento: Thiago Colombo no Fon Fon – Ano I – Nº 3 (com Daniel Wolff)

Fonte: Silvia Abreu Assessoria
Foto: Divulgação