Estão disponíveis online os formulários de inscrição para encontros de escolas com escritores durante a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre

Já estão disponíveis as inscrições de agendamento escolar para encontros com autores na Área Infantil e Juvenil da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. São três formulários: no Teatro Carlos Urbim, o público atendido são turmas do Ensino Fundamental; na Tenda de Pasárgada, turmas de anos finais do EF e Ensino Médio. O terceiro formulário serve para inscrição das turmas de EJA.

No dia 28 de setembro, das 14h às 17h, será realizada, no auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1212, Centro, Porto Alegre/RS), a formação com professores dirigida para a visitação escolar à Feira. Acesse os formulários disponibilizados no site www.feiradolivro-poa.com.br e envie para o e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br. Mais informações pelo telefone 51 3286 45 17, ramal 214.

A Feira do Livro de Porto Alegre
A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

A 63ª edição ocorre de 1º a 19 de novembro de 2017 e, entre os destaques da programação, estão Conceição Evaristo, Pilar del Río, Otavio Jr., Daniel Munduruku, Sergio Vaz, Ondjaki, Ricardo Araújo Pereira, Rosana Rios e Manuel Filho, entre dezenas de outros convidados, além de uma comitiva de doze autores dos países nórdicos, região homenageada pelo evento. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Câmara Rio-Grandense do Livro
A Câmara Rio-Grandense do Livro é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de 140 de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.

Fonte: Vitor Diel/Câmara Rio Grandense do Livro