Curso Cinefilia e Crítica de Cinema no Rio Grande do Sul

A Sala Redenção (Av. Luis Englert, s/n. Campus Central da UFRGS) completou neste ano de 2017 trinta anos de existência. Espaço conhecido pelos cinéfilos da capital pela ótima programação, que inclui ciclos temáticos sobre importantes diretores e movimentos cinematográficos, o espaço alternativo de cinema oferece nos dias 31 de agosto e 1 de setembro o curso Cinefilia e Crítica de Cinema no Rio Grande do Sul, ministrado por Fatimarlei Lunardelli, jornalista, escritora, professora e crítica de cinema. Lunardelli foi, de 1989 a 2002, programadora da sala.

Entre os aspectos que serão abordados, está a recepção do cinema a partir dos debates ocorridos na França da metade do século XX.  Em torno da mítica revista Cahiers du Cinéma, e do crítico André Bazin, desdobrou-se a experiência apaixonada de assistir, debater e escrever sobre filmes. Essa paixão, que repercutiu em várias partes do mundo, aconteceu também em Porto Alegre, como atividade cineclubista e em torno da figura catalisadora do crítico P. F. Gastal. Do movimento cineclubista surgiram as salas alternativas de cinema, nos anos 80, incluindo a Sala Redenção. O curso aborda como a cinefilia segue viva e está hoje revigorada pelas facilidades das novas tecnologias de acesso e exibição de filmes de todas as épocas e gêneros.

O curso tem entrada franca e não é necessária inscrição prévia. Será por ordem de chegada e sujeito à lotação da sala, que é de 203 lugares.

Data: 31 de agosto e  01 de setembro
Horário: das 16h às 19h
Local: Sala Redenção Cinema Universitário
Entrada Franca e por ordem de chegada

 

Por: Israel Lee