Orquestra de Câmara Theatro São Pedro toca Bach em homenagem ao Dia dos Pais

No domingo de Dia dos Pais (13), a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP) faz a segunda apresentação da série Concertos Dominicais 2017. Sob a regência do maestro Antônio Carlos Borges-Cunha, a próxima apresentação será dedicada à música orquestral de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), considerado o mais universal e o mais eterno de todos os compositores. “Sua música é ciência e arte simultaneamente, uma epifania universal que conecta ouvintes de todos os continentes”, destaca Borges Cunha.

A escolha pelo multi-instrumentista, compositor, professor e maestro alemão vai além de sua obra. Durante seus 65 anos, Bach teve 20 filhos, dos quais muitos se tornaram músicos também. E diversos instrumentistas o consideram um ídolo, como é o caso do cravista Fernando Cordella. “Para todo mundo que faz música, Bach é visto como um ídolo e o pai da música Ocidental, pois transcende gerações e se faz presente em diversos estilos musicais até hoje”, afirma o solista de cravo.

Cordella participa da apresentação da OCTSP no Concerto de Brandenburgo nº 5, um conjunto de seis obras dedicadas ao Margrave (o chefe militar) de Brandenburgo, em 1721, na Alemanha. Cada concerto tem uma sonoridade peculiar, definida pela instrumentação e pelo seu caráter expressivo. O Quinto Concerto destaca-se por sua dimensão temporal, utilizando três instrumentos solistas: flauta, violino e cravo. Tudo indica que este concerto foi escrito para mostrar as qualidades de um bom cravista, pois ele é o protagonista central da obra.

Outro convidado do Concerto Dominical da obra de Bach é o violinista Ariel Polycarpo. Apesar de seus 26 anos, Polycarpo já tem experiência dentro da música erudita. Formado na UFRGS, ganhou bolsa de mestrado na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. Terminou e recebeu uma oferta de doutorado, mas optou por voltar ao Brasil e se dedicar às orquestras daqui. Com três anos participando das apresentações da OCTSP, ele comenta que gostou do convite para tocar Bach. “Fiquei muito feliz quando o maestro me convidou, porque eu gosto bastante de Bach. A música dele é aparentemente simples, é leve, mas carrega muito sentimento, não sei explicar direito”, diz o violinista.

Além do Concerto de Brandenburgo nº 5, o Concerto de Brandenburgo nº 3 e a Suíte para Orquestra nº 2 de Bach fazem parte da apresentação do próximo domingo. O Terceiro Concerto explora sonoridades e diálogos de três naipes de cordas, formados por três violinos, três violas e três violoncelos, com contrabaixo e cravo na função de baixo contínuo. E a Segunda Suíte para flauta, cordas e contínuo é a mais popular das quatro suítes orquestrais de Bach, consistindo de um estilo francês. Cláudia Schreiner será a solista de flauta nesta suíte. Conforme Cláudia, que participa como convidada da Orquestra faz 15 anos, tocar Bach é uma honra. “Tocar Bach é um privilégio, eu me sinto um instrumento de algo maior, é muito especial. E a Suíte n°2 é um concerto que foi um marco para a flauta. Uma música que tem mais de 300 anos e ainda descobrimos novas formas de tocá-la, novos elementos, novas possibilidades”, conta.

Assim como no concerto dedicado as obras de Caetano Veloso e Chico Buarque, a OCTSP espera lotar o Theatro para mais uma bela apresentação. Conforme Ariel Polycarpo “a ideia do concerto aos domingos é muito boa, pois é um dia da família. Assim podemos mostrar a música erudita para as pessoas de uma forma mais fácil.”

SERVIÇO

CONCERTOS DOMINICAIS apresenta:

ORQUESTRA DE CÂMARA THEATRO SÃO PEDRO
Com participações de Cláudia Schreiner (flauta), Ariel Polycarpo (violino) e Fernando Cordela interpretando o repertório de Bach.
Domingo, dia 11 de agosto de 2017, às11 horas
Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro (Matriz), s/nº – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Fones: (51) 3227.5100 / 3227.5300
No Palco – Agenda completa: http://bit.ly/NOPALCOAgenda

ENTRADA FRANCA: Ingressos serão trocados 1kg de alimento não perecível, na bilheteria do teatro

Evento: Concertos Dominicais: OCTSP + Johann S. Bach | Porto Alegre