Teatro Ateliê estreia, nesta sexta feira, sua nova montagem baseada em obra de Garcia Lorca

Nesta sexta feira, dia 04 de agosto, estreia Yerma, novo espetáculo do Teatro Ateliê, no Teatro Renascença em Porto Alegre. Um espetáculo adulto que trata de desejos, anseios e quereres de uma sociedade que cria códigos de conduta moral e de felicidade, contada transversalmente pelas expectativas de um casal que, ao mesmo tempo, os alimenta e os devora.

Em 1934, Federico Garcia Lorca – na sua obra Yerma – falava de um universo de desejos insatisfeitos, maledicência, vergonha e ignorância. Um casal sem filhos. Suposições pessoais ou da sociedade sobre as quais existe um “culpado”, deformidades causadas por códigos de conduta ignoradas, defeitos físicos ou espirituais que o deformam. Esta universo é base e guia para a construção do espetáculo “Yerma ou quanto tempo leva para transbordar um balde”.

A investigação parte de uma mulher e seu desejo de ser mãe para observar as distintas questões que nos inquietam – quereres, desejos e ânsias em uma coletividade que estabelece um guia de comportamento ética que a faz infeliz; os papéis no casamento e suas decorrências dentro da conjuntura social dos últimos séculos e a correlação sobre o que é possível e o que é desejado por cada pessoa.

O que esperam de nós? O que achamos que esperam de nós? O que nós mesmos esperamos de nós mesmos? Como viver sem cumprir as expectativas? Que tamanho pode ter a frustração? Qual o limite que alcança um sofrimento?

Há um ano, o TEATRO ATELIÊ vem trabalhando sobre os temas abordados por Federico Garcia Lorca em Yerma. Sendo um dos grupos pertencentes do Projeto Usina das Artes, este teve a oportunidade de mergulhar a fundo na investigação da obra e trazer para discussão questões fundamentais do ser humano. Com 18 anos de trabalho ininterrupto, o TEATRO ATELIÊ tem extensa pesquisa em Contação de histórias e trabalho permanente de multiplicação de expectadores – principalmente na infância e juventude – atuando em parceria com a Livraria FNAC, Editora Moderna e Câmara Riograndense do Livro. Andarilho, seu último espetáculo foi agraciado com os prêmios Tibicuera de Teatro 2016 de Melhor Espetáculo, Direção, Dramaturgia, Ator, Atriz e Cenário, sendo indicado a nove das doze categorias. No ano em que completa sua “maioridade”, o Teatro Ateliê escolhe Yerma, de Federico Garcia Lorca, para retornar à sua pesquisa em Teatro Adulto. A partir dela, cria sua história, traz suas características e deita novo e contemporâneo olhar sobre as questões humanas postos na obra.

FICHA TÉCNICA
Direção: Gustavo Dienstmann
Elenco: Áurea Baptista, Alex Limberger, Alexandre Malta, Ursula Collishonn, Valquiria Cardoso
Trilha sonora original: Arthur de Faria
Iluminador: Casemiro Azevedo
Colaboração cênica: Guega Peixotto
Colaboração coreográfica: Larissa Sanguiné
Figurino: Gustavo Dienstmann e Valquiria Cardoso
Confecção de figurino: Titi Lopes
Boradado: Elisabeth Dienstmann
Cenário: Alex Limberger
Fotografia de divulgação: Guega Peixoto
Divulgação: Liane Strapazzon
Design gráfico: Tiago Braga via Estúdio Garfo
Produção e realização: Teatro Ateliê

SERVIÇO

YERMA OU QUANTO TEMPO LEVA PARA TRANSBORDAR UM BALDE
De 04 a 27 de agosto de 2017
De sextas a domingos, sempre às 20h
Teatro Renascença (Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues) – Avenida Erico Verissimo 307 – Bairro Azenha – Porto Alegre/RS
Duração: 80 minutos
Faixa etária: 14 anos
Realização: Teatro Ateliê
Evento: Yerma ou Quanto Tempo Leva para Transbordar um Balde

Ingressos: R$ 30,00 (desconto de 50% para estudantes, idosos e classe artística)

Desconto de 50% para estudantes, idosos e classe artística

Fonte: Liana Strapazzon
Foto: Guega Peixoto