Ney Amaral lança, nesta quarta feira, novo livro de fotografias e exposição na Galeria Bolsa de Arte

Mais de 20 anos de viagens em um livro. Com o prefácio do português José Antônio de Souza Tavares e produção do artista Leopoldo Plentz, “Flying Carpet” traz diversos lugares da terra, capturados pelo olhar de Ney Amaral. O médico já tem outras publicações fotográficas: “Desassossego da cor”, “Mongólia”, “Black White and COLOR”, “Window”, “Bricks”,“Namastê” e duas literárias “Cartas a uma mulher carente” e  “Desesperadamente vivo”.  Tendo como referência o francês Henri Cartier-Bresson, Ney coleciona o mundo através de suas câmeras fotográficas e garante que tem material para mais trabalho: “Eu tiro foto onde vou, e muitas vezes procuro não registrar nenhuma caracterização do lugar”.

Na recente publicação, Flying Carpet, estão imagens, que vão desde o município de Jaguarão, no interior do Rio Grande do Sul, até Kashgar, na China. Passando por cidades nos Estados Unidos, Portugal, Suécia, Noruega, Japão, Turquia, Uzbequistão, Mongólia, Índia, Jordânia, Rússia, Israel, Uruguai, e outros! Cliques do deserto de Gobi, passando pela Amazônia, até o Oceano Atlântico.

O fotógrafo por paixão, é radiologista por profissão. A facilidade em tirar fotos foi descoberta instintivamente, em uma de suas tantas viagens. Talento que também acompanha o profissional em sua organização cada vez que seleciona suas imagens para montar uma obra.

Carlos Gerbase, cineasta gaúcho, define o livro como um retrato do mundo inteiro: “Flying Carpet não deve ser colocado na estante. É melhor que fique em cima da mesa, à disposição de um olhar curioso… A beleza das imagens saberá capturar esse cidadão descuidado e mostrar-lhe que o mundo está à sua espera. Cada imagem é um endereço seguro para redescobrir o planeta que insistimos em destruir, mas que ainda nos abraça, nos consola e nos oferece toda sorte de encantos”.

O lançamento do livro acontece no dia 02 de agosto, na Galeria Bolsa de Arte, às 19h. No dia também será feita a abertura da exposição das fotografias, que acontece até o dia 12 de agosto. Venha descobrir o mundo sem precisar arrumar as malas!

SERVIÇO

Lançamento livro e exposição “Flying Carpet”, de Ney Amaral
Data: 02 de agosto, às 19h.
Local: Galeria Bolsa de Arte (Rua Visconde do Rio Branco, 365, Bairro Floresta).
 
Site do autor: www.neyamaral.com.br